A História dos Banhos
Vêm dos tempos primórdios, da utilização das plantas, tanto é que os próprios animais, quando apresentam alguma enfermidade buscam ervas para autorretratamento. Também o ser humano assim o fez, desde sempre. É certo que as doenças sempre existiram, e que ao longo do tempo, foram sendo divididas em outras tantas . Certo que a alopatia (MEDICINA CONVENCIONAL) não nasceu com o primeiro habitar do planeta. Desta forma, como seres primórdios curavam suas doenças? Senão pela utilização das ervas existentes. Partindo deste raciocínio, a de ser concluir que as plantas sempre acompanharam o ser humano, seja na sua alimentação , quanto no tratamento de suas doenças. Dentro desta visão, sabe-se também, através de historiadores que nas Religiões Afro, as plantas foram inseridas em todo o seu processo histórico. Baseando neste conhecimento tem-se a ideia da dimensão da importância de todas as plantas. É impossível que ainda hoje as criaturas humanas não valorizem o poder das ervas. As ervas possuem inúmeras utilidades dentro e fora de uma Casa de Santo, mas é preciso que o Sacerdote saiba utiliza-las corretamente. O ato de colher as ervas para a Casa de Santo tem certos princípios: pedir licença a Ossain a divindade das plantas medicinais e litúrgicas. Colher sempre durante o dia , folhas colhidas a noite para o Ritual são perigosas, requer conhecimento. O momento de macerar as folhas dentro de uma Casa de Santo é de muito respeito pois elas são sagradas. É com as ervas maceradas que o médium tomará o banho para se purificar: É uma consagração dentro do Ritual. É com as ervas que lavamos nossas guias e objetos a serem utilizados dentro da Casa de Santo. Todas as folhas têm poder mas existem aquelas que podem ser utilizadas nos Rituais e folhas que não podem. O sumo das folhas também é chamado de (sangue das folhas)é um dos axés muitos poderosos.
As folhas
com seus elementos vitais, trazem a essência para o crescimento espiritual.
Cada elemento é atribuído à determinada natureza, de acordo com a essência de
cada ORIXÁ. Sem os Rituais das ervas, não se realizaria o mínimo trabalho
dentro de uma Casa de Santo.
O
Significado dos Banhos
Os banhos de ervas, são classificados
normalmente em três tipos: Banho de Limpeza ou Banho de Ritual e o
Banho de Iniciados.
Vejamos aqui cada um deles:
Banhos de Limpeza
O mais conhecido, e como o próprio nome
diz, o Banho de LIMPEZA (ou descarrego) serve para descarregar e limpar o
corpo astral, eliminando a precipitação de fluídos negativos (inveja, ódio,
olho grande, irritação, nervosismo, etc). Suprime os males físicos
externamente, adquiridos de outrem ou de locais onde estiverem os médiuns.
Este banho pode ser utilizado por qualquer adepto da Umbanda,candomblé,
cultos a naturezas e outro desde que seguindo as recomendações
das Entidades/Guias Espirituais ou orientador espiritual .
Banhos de Ritual
É o banho de incorporantes (médiuns de
incorporação). Esses banhos tem a função de estimular os fluídos da
mediunidade, ativando, revitalizando as funções psíquicas para uma excelente
trabalho de ritualização dos Guias Espirituais e é também recomendado para
ativar e afinizar as forças dos Orixás, Protetores de Cabeça e do Anjo da
Guarda Mentor principal e Mentores Auxiliares.
Banhos de Iniciados
|
Este tipo de banho
deve ser utilizado nos centros e terreiros de Umbanda ,,Candomblé culto a natureza e outro ,pelo médiuns, iniciantes ou não dentro da Lei da Maior
e a Justiça Divina. Ele propicia o equilíbrio entre a aura do corpo mental e a
aura do corpo astral. Equilibra, de maneira satisfatória, a incorporação das
Entidades em seus aparelhos mediúnicos (filhos).
É um banho
para ser usado com muito critério e cautela, pois para cada tipo de Entidade
Espiritual é destinada uma planta ou várias plantas, num conjunto ritualístico.
Banho de Amaci
É o banho
mais conhecido pelas pessoas que começam a frequentar os Centros de Umbanda,
locais espirituais Candomblé e outro e que somente deve ser
preparado por uma Entidade Espiritual ou pelo Guia Dirigente Espiritual ,
Pai/Mãe-de-Santo, Zelador(a) do Terreiro, Babalaô ou Chefe de Culto. É o banho
que pode ser preparado da cabeça aos pés, ou simplesmente da cabeça, porque é
preparado de acordo com o Santo, Orixá protetor do filho, iniciante na Umbanda.
O banho de amaci é próprio para a cabeça onde reside o nosso Santo Protetor, nosso
Guia Espiritual. Só podem tomar o banho de amaci aqueles que forem frequentar e
desenvolver-se na gira de Umbanda, no Centro ou Terreiro. O próprio adepto não
deve nunca prepará-lo e nem tomá-lo em casa; existe todo um ritual para que
seja feito o amaci da Umbanda, candomblé culto a natureza e outros
locais espirituais isto é, ervas selecionadas de acordo com o Santo
do Iniciante, bem como dia e hora apropriados, e demais requisitos que o banho
exige.
Banhos de Ervas
Todos
nós temos ao redor do nosso corpo físico um campo
eletromagnético, composto por corpos sutis, que se denomina aura.
As auras das pessoas e dos lugares funcionam como antenas que recebem e enviam mensagens entre si, que são decodificadas através da nossa intuição.
Quando passamos por situações estranhas, energias desequilibradas se agregam à nossa aura e permanecem lá por muito tempo provocando doenças.
Quando tomamos um Banho de Ervas limpamos a nossa aura fazendo com que ela volte a funcionar normalmente e harmonizando os nossos chakras que são túneis por onde entram as energias no nosso corpo físico.
Cada planta tem características próprias que interagem com as nossas energias provocando as mudanças necessárias. As ervas podem limpar, energizar, melhorar nossa auto-estima, tirar nosso cansaço, etc...
Para fazer o banho, devemos olhar a relação de ervas e propriedades que segue abaixo e escolher aquelas que se adequam à nossa situação. Depois, pegue um punhado de cada erva e faça um chá com elas. Coe numa jarra e após tomar um banho normal, jogue o chá do ombro pra baixo. As ervas podem ser misturadas e o resultado será melhor se usado número ímpar de ervas.
O Sal grosso pode ser usado como banho de limpeza mas é preciso que se tome um banho de ervas logo após.
O Sal grosso pode ser usado como banho de limpeza mas é preciso que se tome um banho de ervas logo após.
Relação
de ervas e suas propriedades:
* Arnica - afasta a negatividade
* Abre Caminho - novas forças
* Açúcar - aceitação
* Alho (palha) - proteção
* Alecrim - clareza mental
* Alpiste - prosperidade
* Arruda - proteção
* Anis Estrelado - aumenta a auto-estima
* Água-de-arroz - calmante
* Água-marinha (planta) - limpeza
* Alfazema - mudança
* Bulbo de cebolinha - tira o cansaço
* Comigo-ninguém-pode - defesa
* Camomila - limpeza (bactericida)
* Canela - limpeza, força e prosperidade
* Cravo da Índia - estimulante
* Crizântemo branco - calmante
* Crista-de-Galo (sementes) - calmante (hipertensão)
* Contas de Rosário - concentração
* Cenoura (folhas) - fraqueza
* Dente-de-Leão - tristeza e anti-tóxico
* Erva doce - boas energias
* Espada de São Jorge - proteção
* Folha de Pinheiro - limpeza
* Folhas de Pêssego - dissolve densidades acumuladas
* Folhas de Limão - corta energias negativas
* Folhas de Manga - prosperidade
* Folhas de Louro - prosperidade
* Fumo - proteção
* Flor de sabugueiro - calmante
* Guiné - proteção e força
* Girassol (sementes) - acelera as mudanças
* Guaraná - aumenta as energias
* Hortelã - aceitação
* Inhame - força e limpeza
* Levante - força, melhorar a auto-estima
* Losna - corta a negatividade (raivas)
* Macela - calmante (bom para insônia)
* Manjericão - equilíbrio, renova as células do organismo
* Pitanga (folhas) - melhora a circulação
* Rosas brancas - limpeza
* Rosas vermelhas - energia
* Sementes de tangerina - para dores na coluna
* Sálvia - rejuvenecimento
* Abre Caminho - novas forças
* Açúcar - aceitação
* Alho (palha) - proteção
* Alecrim - clareza mental
* Alpiste - prosperidade
* Arruda - proteção
* Anis Estrelado - aumenta a auto-estima
* Água-de-arroz - calmante
* Água-marinha (planta) - limpeza
* Alfazema - mudança
* Bulbo de cebolinha - tira o cansaço
* Comigo-ninguém-pode - defesa
* Camomila - limpeza (bactericida)
* Canela - limpeza, força e prosperidade
* Cravo da Índia - estimulante
* Crizântemo branco - calmante
* Crista-de-Galo (sementes) - calmante (hipertensão)
* Contas de Rosário - concentração
* Cenoura (folhas) - fraqueza
* Dente-de-Leão - tristeza e anti-tóxico
* Erva doce - boas energias
* Espada de São Jorge - proteção
* Folha de Pinheiro - limpeza
* Folhas de Pêssego - dissolve densidades acumuladas
* Folhas de Limão - corta energias negativas
* Folhas de Manga - prosperidade
* Folhas de Louro - prosperidade
* Fumo - proteção
* Flor de sabugueiro - calmante
* Guiné - proteção e força
* Girassol (sementes) - acelera as mudanças
* Guaraná - aumenta as energias
* Hortelã - aceitação
* Inhame - força e limpeza
* Levante - força, melhorar a auto-estima
* Losna - corta a negatividade (raivas)
* Macela - calmante (bom para insônia)
* Manjericão - equilíbrio, renova as células do organismo
* Pitanga (folhas) - melhora a circulação
* Rosas brancas - limpeza
* Rosas vermelhas - energia
* Sementes de tangerina - para dores na coluna
* Sálvia - rejuvenecimento
Aumentar
a Auto-Estima
- calêndula
- anis estrelados
- manjericão
Prosperidade
- alpiste
- folha de louro
- manjericão
Densidades
Acumuladas (sentido dor na costa)
- folhas de pêssego ou limão
- guiné
- palha de alho
Fraqueza
quando nos sentimos sem forças
- 3 folhas de cenoura
- 3 galhos de arruda
- 3 rosas vermelhas
Tirar
Mágoas quando não conseguimos nos livrar de uma tristeza
- 1 maçã cortada em 8 partes
- 1 colher de açúcar
Abre
Caminho quando queremos mudar alguma coisa na nossa vida
- 7 folhas de loro
- 7 galhos de manjericão
- 7 sementes de girassol
Uso do Sal Grosso
Há muito que se discute sobre a questão do uso do sal grosso para as funções de descarrego! Não vou aqui enumerar uma série de motivos para que se faça isso ou não se faça, até mesmo porque, já existe farta documentação a respeito e, principalmente, porque esse tipo de ação vai depender muito mais da doutrina em que se está inserido do que propriamente qualquer coisa que se possa dizer como sendo falso ou verdadeiro.
Há muito que se discute sobre a questão do uso do sal grosso para as funções de descarrego! Não vou aqui enumerar uma série de motivos para que se faça isso ou não se faça, até mesmo porque, já existe farta documentação a respeito e, principalmente, porque esse tipo de ação vai depender muito mais da doutrina em que se está inserido do que propriamente qualquer coisa que se possa dizer como sendo falso ou verdadeiro.
Podemos
comparar o uso do sal grosso com funções de descarrego espirtual ao tratamento
químico que se dá ao câncer. Sabemos que o câncer, em poucas palavras leigas, é
o resultado patológico de células crescendo desordenadamente levando inclusive
ao óbito.
O
remédio contra essa doença atua nessas células doentes destruindo-as,
entretanto, as demais células, ainda que saudáveis, têm as mesmas
características orgânicas das células doentes e assim, o remédio também as
destrói. Chama-se a isso de reações adversas.
Podemos
associar um fato ao outro dizendo que o mal espiritual que nos aflige é como a
célula cancerosa, uma energia como outra qualquer com que lidamos no dia a
dia, porém descontrolada, ou mesmo, negativamente dirigida, mas semelhante em
suas estrutura as demais que componham nosso ser naquele instante.
Quando
usamos o sal grosso ele atua de forma eficaz contra toda e qualquer energia,
mas, principalmente, contra as deletérias, destruindo miasmas e negatividades,
mas, da mesma forma que o remédio contra o câncer atua, provoca reações
adversas em nosso organismo espiritual.
Por
isso, é comum orientar-se para que o uso do sal grosso não se dê sobre a
cabeça, ou Ori, sede de nossa espiritualidade mais avançada a fim de que não se
produza reações mais adversas do que as que possamos suportar.
Como
disse antes, em função de visões doutrinárias diferentes, não será incomum que
muitos discordem desta tese, dando inclusive como exemplo a água do mar, posto
que a mesma, absolutamente salgada, é um dos melhores banhos de descarrego que
se possa conhecer.
A isso
podemos retrucar que a religião é profundamente simbólica e o que se vê num
determinado ponto da escala da criação não é exatamente o que se pode inferir
de suas germinações ou conclusões futuras.
Da
mesma forma que o Obi é a fruta que alimenta o Ori no ritual do Bori, sendo ele
o fruto de uma determinada árvore, somente ele é utilizado no ritual e não as
cascas da árvore, ou mesmo, serão as folhas da geratriz que farão parte do
ritual, apenas o fruto. Será que na árvore, mãe e produtora, não haverá
qualquer parte intrínseca do Obi, da mesma forma, que na água do mar existe o
sal?
Exato!
Na água do mar existe o sal, mas ali é a água do mar o símbolo do banho e não
mais o sal puro, o grosso, ou mesmo, como alguns admitem, o refinado, da mesma
forma, que não se usa qualquer parte da árvore geratriz do Obi, mas, usa-se
sobejamente a sua fruta.
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