Plantas I - Flores oriundas de Ervas Medicinais
Alecrim –Ativa o perdão e o vínculo com a vida pelo coração. Auxilia a reformular todos os sentimentos interiores e a lutar contra a depressão. Potencializa a vontade de viver, ajudando-nos a nos relacionar melhor com o mundo que nos cerca.
Touro – Este signo rege a casa 2 do zodíaco e representa a capacidade do ser de se organizar materialmente, de lutar para adquirir bens materiais e manter tudo aquilo que de alguma forma conquista.
Alfazema –Promove o discernimento sobre a realidade, favorecendo o ato de refletir. Equilibra o sistema nervoso central. Auxilia a tomar decisões com segurança. Combate o nervosismo, a histeria e a insegurança mental. Combate à tendência de colocar o carro na frente dos bois.
Libra – Este signo rege a casa 7 do zodíaco e representa as associações e relacionamentos estáveis, como casamento e amizades. Indica a convivência com o outro e a harmonia que deve presidir a ela.
Anis –Amplia as energias do coração; permite entregar-se sem medos e sem esperar nada em troca.
Presente lunar umbilical – Acalma e fortalece as emoções interiores ligadas a laços maternais; proporciona discernimento acerca de nossas cobranças pessoais, para determinar seus limites. Combate o sentimento que predispõe a pessoa a acreditar que deve estar sempre disponível, no presente, para atender às solicitações dos que a cercam.
Arnica – Reúne energias dispersas e pendências na memória, trazendo-as para a mente concreta. Combate o mau hábito de adiar pequenos compromissos e atividades do dia-a-dia por não considerá-los importantes.
Passado lunar básico – Fortalece a base lunar, combatendo e eliminando sentimentos de castração relacionados à figura da mãe. Auxilia a solucionar assuntos pendentes relativo ao lado feminino da personalidade.
Arruda –Proporciona limpeza, proteção e força espiritual. Indica a necessidade de se proteger espiritualmente. Ativa o fogo interior e penetra toda a base da memória. Potencializa todos os chakras. Áries – Este signo rege a casa 1 do zodíaco e representa a força do guerreiro, cuja natureza se traduz no ato de seguir em frente sem medo e com plena convicção da vitória, ainda que sob as circunstâncias mais adversas.
Artemísia –Desperta a vontade de agir e de dar forças às próprias ideias. Fortalece a consciência do corpo físico e de sua relação com a matéria.
Futuro solar esplênico – Promove a segurança em relação aos projetos para o futuro, despertando a confiança na conquista dos objetivos estabelecidos.
Assa-peixe – Libera os desejos reprimidos e a sensualidade. Permite que o corpo se expresse sem culpas geradas por conceitos sociais. Integra a sensualidade e os sentimentos, estabelecendo a correspondência entre eles. Predispõe para que nos permitamos ser tocados intimamente.
Babosa – Diminui o fluxo de energia mental, contraindo-o por meio da estimulação do corpo físico. Fortalece a aura humana e combate sua dispersão no plano mental. Acalma a mente preocupada com o futuro.
Passado solar básico – Combate e elimina os sentimentos de castração relacionados à figura do pai. Proporciona segurança para lidar com as questões materiais.
Bálsamo – Abranda as emoções e ajuda a liberá-las de forma suave, feminina. Combate à repressão dos sentimentos de compaixão e de maternidade.
Câncer – Este signo rege a casa 4 do zodíaco e representa a base de que nos originamos: a família e nossos antepassados. Corresponde à energia de proteção materna e compassiva.
Beldroega – Atua como uma vitamina, ampliando a energia vital e distribuindo-a quantitativamente por todos os chakras. Proporciona o impulso necessário para se viver um novo momento e para se tranquilizar em relação ao futuro.
Futuro lunar básico – Desperta os instintos de sobrevivência por meio do auto equilíbrio bioquímico. Promove a segurança em relação ao futuro.
Boldo – Alivia e acalma as tensões geradas pela intempestividade. Limpa a área emocional e sentimental por meio dos emunctórios naturais. Para momentos em que tensões saturadas estão reprimidas por fatores externos.
Passado lunar umbilical – Corta os cordões umbilicais naqueles que apresentam a tendência de atrair para si problemas alheios, terminando, com essa atitude, por se intoxicar.
Borragem – Libera a espontaneidade e o humor. Indicada para aqueles que necessitam reencontrar a euforia e a liberdade infantis.
Camomila – Atua sobre as emoções, purificando-as e transformando a expectativa em calma e confiança. Combate à ansiedade, principalmente em crianças e adolescentes, bem como a insegurança diante de situações ainda não definidas.
Cânfora – Eleva e expande a energia do corpo para a mente, trazendo a sensação de consciência espiritual e de desapego. Combate à tendência ao materialismo e as tensões físicas geradas pela falta de confiança diante de fatores externos cujos rumos não nos cabe controlar.
Capuchinha – Estimula a circulação periférica e favorece o fluxo de energia nos meridianos. Combate à carência de afeto e de toque.
Integrativo esplênico – Integra as figuras masculina e feminina relacionada a nossos pais, aumentando a resistência e o metabolismo. Combate traumas e carências geradas pela separação física desses dois arquétipos.
Carqueja – Contrai a região emocional e combate os medos e inseguranças gerados por situações que se apresentam aparentemente sem controle. Diminui as expectativas daqueles que esperam muito dos outros.
Presente solar umbilical – Melhora o fluxo de energia emocional e o mantém sob controle. Evita a expressão de expectativas diante de situações novas.
Catinga-de-mulata – Atua sobre o chakra umbilical, promovendo a limpeza de miasmas adquiridos em ambientes públicos. Combate à ocorrência de pesadelos após refeições, a perda de energia, a compulsão por alimentos, os bocejos e os gases que produzem a halitose.
Cavalinha – Promove a diurese sem acarretar perda de sais. Equilibra a coluna vertebral e melhora o fluxo de energia em todo o sistema nervoso central.
No tarot, representa o coringa e a roda da vida. Indica que a situação analisada dependerá de fatores externos ao consulente para se resolver.
Chapéu-de-couro – Integra todos os chakras, dando dinâmica ao corpo astral. Limpa e melhora o fluxo de energia vital. Para momentos de estafa ou nos quais não haja perspectiva de mudança. Combate e recupera da intoxicação por drogas, bebidas e fumo.
Passado solar umbilical – Expurga sensações de mal-estar momentâneo, nos fortalecendo; combate os medos gerados pela imagem do pai no passado.
Coentro – De efeito revitalizador, excita todo o corpo, colocando-o em movimento e combatendo a sensação de marasmo diante de mudanças inevitáveis.
Confrei – Trabalha com a reestruturação do ser, despertando sua força regeneradora e estimulando a consciência de seu potencial de reconstrução. Para momentos em que se vive a sensação de fim de linha, motivada por experiências recentes e desgastantes. Combate à tendência à autodestruição oriunda do cansaço de lutar.
Dente-de-leão – É uma forte vitamina que alimenta os chakras, principalmente o umbilical, melhorando sua capacidade de absorver prana. Recupera o corpo de traumas e perdas de energia. Indicado para os que estão no meio do caminho e precisam de força e controle emocional para continuar lutando.
Espinheira-santa – Harmoniza o chakra emocional, integrando-o com os sentimentos e a razão. Desperta o discernimento acerca de quando se deve parar de ajudar os outros, para que não o façamos indiscriminadamente, toda vez que solicitados. Auxilia a impor limites.
Gervão – Ajuda a despertar a capacidade de descarregar emoções fortes, evitando o acúmulo de raivas e de sentimentos depressivos na aura. Indicado para aqueles que aparentemente são passivos, mas que internamente têm vontade de gritar.
Girassol – Integra as forças do Eu Superior e do Eu Inferior, fortalecendo a personalidade e o espírito. Desperta a consciência dessa dualidade, favorecendo a capacidade de liderar naturalmente e com discernimento, de modo, a saber, quando disser? Sim? E quando disser? Não? Diante do coletivo.
Guiné – Combate miasmas e cargas negativas de ambientes e pessoas em toda a aura. Para momentos de cansaço sem causa aparente, e para proteger-se astralmente de situações pesadas.
Hortelã – Descongestiona e reduz a frequência dos chakras emocional e sentimental. Libera as emoções retidas, transformando-as em bem-estar. Combate à tendência a não se permitir descontrair por administrar os impulsos emocionais com o intelecto.
Passado solar cardíaco – Purifica e melhora o fluxo de energia vital no chakra cardíaco. Expurga sensações de insegurança e tristeza em relação à figura do pai dominador. Suaviza as forças do ego e da agressividade masculina.
Ipê – Direciona e harmoniza as informações da mente num só lugar, combatendo a dispersão mental e auxiliando a traçar as prioridades que o espírito julga mais adequadas para o momento.
Jaborandi – É uma forte vitamina. Integra e revitaliza todos os chakras, nos planos físico e comportamental. Combate à dispersão oriunda do cansaço físico e mental. Não permite a tendência linear de se separar emoções, sentimentos e razão.
Jurubeba – Atuando nos primeiros corpos da aura, desintoxica-os e acelera os processos de limpeza do passado. Combate o sentimento de apego em relação a pessoas, objetos e lugares, não permitindo que se compare o passado com o presente, nem que se considere que tudo, no passado, foi melhor. Auxilia a reconhecer a realidade imediata.
Passado lunar esplênico – Descongestiona e fortalece o lado feminino, trazendo segurança e valorização no plano da sensualidade.
Macela – Excelente calmante para os momentos de parada total. Indicado para relaxar imediatamente o corpo, a mente e o espírito. Desperta a passividade e a entrega.
Manjericão – Desperta a sensualidade e o prazer nas relações físicas com o mundo que nos cerca. Combate à negação do corpo e a frieza dos toques, estimulando as energias internas da procriação.
Passado solar esplênico – Elimina o medo de se expressar no plano da sensualidade. Combate à timidez em relação ao próprio corpo, soltando-o e liberando-o de forma suave e segura.
Melissa – Estimula os sentidos e amplia a visão interna para a realidade presente. Acalma profundamente o corpo e o espírito nos momentos de tumulto. Desperta a segurança e a esperança de que sempre há uma luz no fim do túnel.
Mentrasto – Predispõe à iniciativa de abrir o coração para os outros. Combate o medo de novas amizades e relações por não se sentir valorizado. Estimula a sair do mundo pessoal e fechado para ampliar o leque de relacionamentos.
Milfolhas – Desintoxica a aura humana como um todo, a partir do chakra cardíaco. Para momentos de retomada, após perdas sentimentais ligadas à família, traumas de separação ou para combater imagens pesadas que provoquem depressão sentimental e pânico.
Passado lunar cardíaco – Combate a depressão por não se sentir amado pela figura da mãe. Aperfeiçoa os processos de expurgo sentimental, não permitindo o acúmulo de revoltas pessoais em relação aos outros.
Pfáfia – Tônico dos chakras, da aura e dos neurônios. Revigora as energias enfraquecidas e débeis, ampliando os comandos nervosos em todo o corpo. Indicada para momentos de retomada, após tratamentos fortes e agressivos. Combate o cansaço de viver, o estresse, a estafa física e espiritual.
Integrativo básico – Direciona toda a energia espiritual e física para o corpo. Ancora a consciência na terra e melhora o fluxo de energia na kundalini.
Picão – Contrai intensamente os chakras, promovendo um movimento ego centrado. Ativa as forças do ego para o gostar de si, estimulando a vaidade e combatendo sentimentos de autopunição.
Presente lunar básico – Acelera os processos de retomada da energia vital e da sexualidade interior.
Sabugueiro – Aumenta o fluxo de energia nos meridianos e nervos. Indicado para os momentos que exigem decisões rápidas e eficazes, quando o tempo não nos favorece. Combate à insegurança gerada pela dúvida.
Sálvia – Regenera e amplia toda a energia vital, expandindo a aura integralmente. Fortalece a sensação de segurança, colocando energias inertes em movimento. Para os momentos em que é preciso tomar decisões ligadas a nossas mudanças comportamentais. Combate à sensação de impotência resultante da descrença em nossa capacidade de mudar.
Serralha – Excelente tônico e renovador da energia dos chakras da emoção e do sentimento, cria um movimento que se volta para o ego, revitalizando-o e combatendo o sentimento de amor-próprio ferido.
Futuro lunar esplênico – Revitaliza os valores internos ligados ao corpo físico. Combate o medo do futuro e ajuda a assumir a realidade dos limites do corpo trazida pelo avanço da idade.
Sete-sangrias – Excelente vitamina para o sangue. Faz circular a energia na corrente sanguínea. Combate à apatia daqueles que não conseguem manter sua energia num objetivo pessoal.
Tanchagem – Estimula as forças da iniciativa, para evitar que se dependa de fatores externos para ir à luta. Combate à dependência dos outros.
Presente solar básico – Para momentos de tomada de decisões que exigem força e coragem. Auxilia a trazer os sonhos para a realidade da vida, a construir e a dar forma a seu caminho material.
Trapoeraba – Ativa a circulação na base do corpo, trazendo clareza e segurança no caminhar. Combate o medo da fraqueza física e mental, melhorando os reflexos e tonificando o corpo e a mente.
Futuro solar básico – Desperta a consciência do instinto imediato, ajudando a nos defender dos fatores externos inusitados.
Verbasco – Contrai as emoções rapidamente, melhorando o fluxo de energia no chakra umbilical. Combate o sentimento de extrema maternidade daqueles que se envolvem com os outros por meio de cordões umbilicais, extrapolando os seus próprios limites.
Integrativo umbilical – Libera o cordão umbilical materno e paterno, ajudando a vencer a insegurança que nos impede de trilhar sozinho nosso próprio caminho.
Plantas II – Flores oriundas de Jardins e Árvores
Abutilom – Combate à estafa mental, fortalecendo o cérebro e ativando o fluxo de energia em todas as glândulas do interior da cabeça. Proporciona apoio nos momentos em que lidamos com projetos desgastantes e que não podem ser interrompidos.
Açucena – Libera todos os centros nervosos e chakras, expandindo-os. Combate à timidez, principalmente a daqueles que precisam se impor como realmente são.
Presente solar laríngeo – Proporciona segurança, nos auxiliando a externar tudo o que somos e pensamos.
Agapanto – Expande a mente e o coração em relação às atitudes pessoais, principalmente naqueles que apresentam dificuldade para descobrir respostas nos conselhos da vida. Combate à teimosia e a crença de ser o dono da verdade, quando sob crítica.
Passado lunar frontal – Não permite o acúmulo de pensamentos analíticos na aura, ampliando a sensibilidade em relação, a saber, ouvir e a não julgar.
Aguapé – Promove a ampliação da criatividade naqueles que se sentem inseguros acerca dessa capacidade. Para os que precisam se inspirar constantemente, mesmo sob pressão mental.
Futuro solar coronário – Estimula o contato mais profundo com a inspiração, favorecendo a capacidade criativa e de leitura intuitiva das tendências do futuro.
Alamanda – Expande as forças da personalidade na mente concreta e desperta a ousadia de mudar, com coragem e determinação.
Futuro solar laríngeo – Mergulha na mente concreta, proporcionando à coragem de encarar novas ideias, e desperta a capacidade de ver ao longe com objetividade.
Amor-perfeito – Sutiliza os movimentos e pensamentos de autodefesa naqueles que reagem com gestos e palavras fortes por se sentirem constantemente ameaçados e perseguidos.
Araucária – Fortalece o espírito e a mente, estimulando-a a estabelecer um contato mais profundo com a vida interior. Para momentos de perturbação externa, quando se torna necessário um contato maior com a força do espírito.
Azaléia – Expande e descongestiona a área sentimental em momentos de amargura, decepção e tristeza com os rumos da vida.
Presente lunar cardíaco – Acalma a área sentimental, nos reconfortando e despertando as sensações de amor-próprio e de bem-querer. Fortalece o ego feminino.
Begônia – Contrai o chakra laríngeo, diminuindo o fluxo de energia empregado com a palavra, principalmente naqueles que contam seus projetos antes de realizá-los ou que falam demais.
Passado lunar laríngeo – Acalma e purifica a energia nesse centro, combatendo a compulsão por falar e reduzindo a expressão vocal ao estritamente necessário. Proporciona segurança em relação a nossos projetos pessoais. Combate traumas ligados à comunicação materna.
Bela-emília – Excelente calmante e tranquilizante para os temperamentos explosivos e as personalidades fortes.
Futuro lunar umbilical – Proporciona mais discernimento e fortalecimento na área emocional, evitando descontroles diante de situações muito negativas.
Boca-de-leão – Integra as energias superiores, mentais, com as inferiores, físicas, promovendo o encontro das energias instintivas com as da mente concreta. Para aqueles que são anjos e demônios, mas que não conseguem compatibilizar esses dois lados, necessitando encontrar o caminho do meio.
Integrativo laríngeo – Proporciona equilíbrio e segurança nos momentos de transformação consciente.
Bracatinga – Excelente vitamina para o corpo durante o dia é um excitante da aura à noite. Combate à falta de fé e a tendência de se sentir fracassado e pessimista diante das experiências da vida.
Brinco-de-princesa – Integra e expande a sensualidade e a sexualidade para todo o corpo. Restaura a alegria do desejo e permite que a vaidade flua novamente. Desperta o bem-querer.
Presente lunar esplênico – Acelera o processo de retomada da energia vital e das defesas do corpo. Desperta a autovalorização interior, o Narciso.
Bromélia – Desintoxicante dos meridianos e canais de energia no corpo e na aura. Auxilia no processo de assimilação dos florais pelo corpo e pela memória, principalmente em pacientes que estejam intoxicados por drogas ou remédios. (Deve-se retirar mais um floral.).
Buquê-de-noiva – Catalisador dos florais em sua relação com os Quatro Elementos. Otimiza a atuação dos florais compostos, facilitando sua assimilação pela dinâmica dos Quatro Elementos. (É um forte indicativo da necessidade de se equilibrar os Quatro Elementos no paciente – deve-se retirar mais um floral.)
Cacto – Desperta a esperança e a força interior, combatendo o sentimento de solidão e a sensação de abandono.
Futuro solar frontal – Dinamiza a capacidade de observar, entender e traduzir as tendências futuras, estimulando a ver além do horizonte que se apresenta.
Calêndula – Excelente calmante da aura humana diminui sua frequência do exterior para o interior, rompendo a máscara daqueles que se mostram fortes e guerreiros exteriormente, mas que, por dentro, são frágeis e sensíveis.
Presente lunar laríngeo – Calmante e tranquilizadora, nos ajuda a assumir nossas limitações interiores, combatendo as tendências de auto cobrança e de autocrítica.
Camarão – Excelente calmante da aura proporciona vibrações de passividade, combatendo a ansiedade daqueles que não se conformam com a posição que ocupam, nem com o que possuem no momento presente.
Camélia – Excelente para o trabalho terapêutico, pois tem livre trânsito em toda a aura humana. Integra todas as regiões do corpo e da mente, auxiliando a despertar o autoconhecimento. Integra o corpo, a mente e o espírito.
Presente solar coronário – Desperta autoconfiança e discernimento acerca de nossas ideias e capacidade criativa, auxiliando-nos a liberar informações para o meio externo.
Cássia – Contrai e harmoniza o chakra coronário, melhorando o fluxo de energia. Proporciona bem-estar mental e combate pensamentos negativos da própria personalidade ou provocados por agentes externos.
Passado solar coronário – Promove a descarga de informações e lembranças negativas, combatendo pensamentos relacionados à insegurança de não ser capaz de realizar determinadas ações.
Cosmos – Impulsiona as forças telúricas quando se faz necessário combater a opressão provocada por ambientes públicos ou fechados. Proporciona segurança para expor ideias pessoais diante dos outros, conquistando-os por meio do brilho próprio.
Futuro solar cardíaco – Potencializa o arquétipo masculino, combatendo sentimentos de timidez e de inferioridade ao antever situações futuras.
Cravo – Expande a região emocional, liberando as emoções por meio da consciência ou das lágrimas.
Futuro solar umbilical – Fortalece a área emocional e estimula o discernimento em relação às emoções, para que elas não se dispersem em atitudes sem controle.
Crisântemo – Expande e dinamiza o chakra cardíaco e o coração, estimulando o amor incondicional e a capacidade de cura, principalmente naqueles que trabalham com a doação de energia por meio das mãos.
Presente solar cardíaco – Libera o centro cardíaco para o mundo externo, favorecendo o toque e a expressão do carinho. Fortalece o ego masculino.
Dália – Dinamiza e expande os chakras mentais, ampliando sua sensibilidade, bem como a intuição. Combate os excessos da mente concreta nos questionadores e naqueles que acreditam que para tudo tem de haver uma explicação. Estimula o contato entre o consciente e o inconsciente.
Futuro lunar frontal – Amplia a visão interna e aumenta a capacidade intuitiva. Expande os horizontes da percepção e tranquiliza a mente nos momentos de relaxamento profundo.
Dama-da-noite – Com forte movimento interior noturno, propicia momentos de introspecção profunda e de questionamento, auxiliando o indivíduo a reavaliar ideias e verdades pessoais até então consideradas imutáveis.
Flamboyant – Penetra na mente concreta, despertando os mecanismos de análise e de autocrítica. Combate o medo de se conhecer e de enfrentar a verdadeira personalidade que se possui por trás das máscaras, sem se preocupar com os julgamentos externos.
Presente lunar coronário – Amplia a capacidade de reflexão e a inteligência, intensificando o controle sobre toda a atividade mental.
Gerânio – Estimula as forças vitais, trazendo sensações de prazer e de realização em relação a tudo o que projetamos ou nos propomos fazer.
Sagitário – Este signo rege a casa 9 do zodíaco e representa os ideais interiores, bem como a capacidade de perceber o mundo externo a partir das ideias que se defende.
Gloxínia – Excelente calmante para a aura torna-a passiva e tranquila, combatendo o “efeito dominó” originado das atitudes compulsivas. Estimula a pensar, executar e aguardar antes de dar o próximo passo.
Hibisco – Estimula o fluxo magnético na área sensual em todo o segundo corpo. Libera desejos reprimidos e fortalece a região urogenital. Para momentos de retomada da sensualidade e da capacidade pró criativa, dos projetos pessoais ou dos que envolvem a família.
Presente solar esplênico – Desperta toda a potência da sensualidade e do gesto dirigido ao mundo exterior. Permite que a vontade e a segurança fluam nas questões materiais. Ativa a sensualidade e a vaidade corporal.
Hortênsia – Sensibiliza e integra os chakras mentais, aumentando as capacidades intuitiva e racional. Combate à tendência excessiva para a autocrítica; alivia a pressão na cabeça originada pelo excesso de leitura e pela hiperatividade racional.
Gêmeos – Este signo rege a casa 3 do zodíaco e representa a comunicação e o intelecto.
Ipê – Direciona e harmoniza as informações da mente num só lugar, combatendo a dispersão mental e auxiliando a traçar as prioridades que o espírito julga mais adequadas para o momento.
Presente lunar frontal – Estimula a organização da mente e nos dá segurança, clareando a percepção de como devemos aceitar os desafios do intelecto no momento presente.
Ipomeia – Expande a energia do corpo e da aura para o ambiente exterior, abrindo canais de convivência harmoniosa com as outras pessoas, que pensam, agem e têm coisas diferentes a nos oferecer.
Futuro lunar laríngeo – Aumenta a capacidade técnica e criativa, sensibilizando-nos para a compreensão da experiência dos outros. Proporciona segurança para enfrentar a elaboração de grandes projetos.
Jacarandá – Ativa o fluxo magnético entre os dois hemisférios do cérebro, integrando razão e intuição, o pensar e o fazer, o projetar e o construir. Auxilia a discernir e a realizar.
Integrativo frontal – Promove o equilíbrio entre a razão e a sensibilidade, proporcionando clareza mental e bem-estar.
Jasmim – Organiza a dinâmica dos sonhos e limpa o inconsciente das informações excessivas geradas no dia-a-dia daqueles que não conseguem se desligar nem durante o sono.
Futuro lunar cardíaco – Potencializa o arquétipo feminino, combatendo a sensação de insegurança.
Lantana – Penetra nos meridianos, removendo tensões energéticas que se tornaram vícios, principalmente naqueles que vivem sob constante pressão ou que realizam tarefas e movimentos automáticos em seu dia-a-dia.
Passado solar frontal – Auxilia na limpeza de ideias prefixadas e refina a sensibilidade para a vidência por meio da glândula pineal; combate o esquecimento temporário.
Laranjeira – Calmante, sua característica é promover o relaxamento sem entorpecer. Adequada para aqueles que nunca se permitem descontrair durante qualquer atividade exercida no dia-a-dia, seja no trabalho, em casa ou mesmo em momentos de lazer.
Magnólia – De trabalho noturno, mergulha nos registros mais profundos da aura humana, até alcançar o corpo umeral. Desperta potencialidades adormecidas, trazidas da experiência espiritual anterior, proporcionando segurança quanto a nossas capacidades inconscientes.
Presente solar frontal – Proporciona clareza imediata a este chakra quando se analisa fatos e situações que estão diante de nós. Auxilia na tomada de decisões rápidas quando não há tempo para refletir longamente.
Manacá – Contrai e expande a aura incessantemente, proporcionando segurança e rapidez no fluxo do pensar e do fazer. Renova de maneira rápida e constante a mente, limpando-a de ideias fixas e preconcebidas, não permitindo que ela se torne estanque e imutável.
Maracujá – Mergulha na essência da individualidade, buscando a união dos opostos dentro do ser. Equilibra os lados masculino e feminino, despertando a capacidade de discernir quando agir e quando recuar, nos momentos em que se deve usar de sabedoria.
Integrativo cardíaco – Promove a integração das figuras paterna e materna, liberando imagens de separação dos pais. Integra o ego masculino com o feminino para gerar a criança alquímica.
Margarida – Contrai e fortalece as emoções, conduzindo a energia mental dispersa, os medos e inseguranças para a realidade da mente concreta, de modo a permitir que as informações sejam exploradas com mais segurança.
Escorpião – Este signo rege a casa 8 do zodíaco e representa a capacidade de se transformar por meio da autoanálise e da autocrítica.
Paineira – Mergulha profundamente no inconsciente e no oitavo chakra umeral, tentando desbloquear traumas vividos no passado. Transforma experiências do passado em potencialidades para o futuro, de modo a não se perder tempo com informações que, mediante trabalhos de autoconhecimento, se consideram ultrapassado.
Passado lunar coronário – Facilitador do acesso ao mundo dos sonhos, abre as portas para o inconsciente e seus símbolos. Proporciona a consciência de registros anteriores, aumentando a capacidade de reflexão sobre nós mesmos.
Pata-de-vaca - Melhora o fluxo de energia no chakra umbilical, combatendo a ansiedade daqueles que querem fazer e resolver tudo sozinhos, acreditando não necessitarem da ajuda de ninguém, mas que, interiormente, cobram esse auxílio das pessoas.
Primavera – Vibra em todo o corpo, penetrando e dinamizando todos os chakras e meridianos. Estimula o despertar de um tempo novo para se organizar em relação à prática de tudo aquilo sobre o que se refletiu.
Virgem – Este signo rege a casa 6 do zodíaco e representa a saúde pessoal e a organização.
Prímula – Atua no chakra laríngeo e região da boca, conferindo dinâmica e energia a essa região. Combate a tendência de deixar gritos presos na garganta e a timidez vocal.
Passado solar laríngeo – Limpa e dinamiza a força da palavra e dos projetos da mente concreta. Combate traumas relacionados à comunicação com a figura do pai.
Quaresmeira – Ativa a sensibilidade mediúnica, protegendo os canais de comunicação espiritual. Facilita a entrada em estados meditativos e contemplativos.
Futuro lunar coronário – Amplia a sensibilidade mediúnica, facilitando a comunicação com os planos energéticos mais profundos e sutis.
Saudade – Atua na integração do chakra cardíaco com o oitavo chakra umeral, estimulando a consciência que permite assumir a responsabilidade sobre nosso próprio caminho. Combate a tendência de culpar o mundo externo por nossas falhas e incapacidades diante do karma pessoal.
Sibipiruna – Acalma a mente e redireciona sua energia para as coisas simples e óbvias. Combate a tendência a jamais concluir um projeto por sempre achar que falta alguma coisa a ele.
Suinã – Ativa as forças de defesa interior, integrando o instinto e a palavra. Fortalece o ego diante das situações de opressão em que se faça necessário dizer “não”.
Trombeta-de-anjo – Ativa os sonhos e devaneios; amplia a crença nos próprios ideais e utopias que, de início, julgamos mirabolantes.
Yuca – Calmante para os chakras umbilical e frontal, combate o mau humor gerado por fatores externos, anulando nossa sintonia com conflitos que não nos dizem respeito, bem como a tendência a nos envolvermos com eles.
Plantas III – Flores Especiais (altas vibrações)
Antúrio – Favorece e relaxa a relação entre o corpo e o espírito, ajudando a compreender profundamente o desapego em relação a pessoas, lugares e objetos. Desperta sentimentos altruístas por tudo aquilo que nos cerca, elevando o todo da vibração pessoal para a compaixão e o desapego.
Flor-de-lis – Atuando na área sentimental e umeral, amplia a consciência acerca da família universal e ajuda a soltar as amarras que nos prendem ao passado. Dinamizadora do caminho pessoal, libera os cordões umbilicais que nos envolvem com problemas familiares e alheios a nós.
Girassol – Integra as forças do Eu Superior e do Eu Inferior, fortalecendo a personalidade e o espírito. Desperta a consciência dessa dualidade, favorecendo a capacidade de liderar naturalmente e com discernimento, de modo, a saber, quando disser “sim” e quando disser “não” diante do coletivo.
Leão – Este signo rege a casa 5 do zodíaco e representa a força do amor-próprio e a capacidade de liderar.
Lótus – Reorganiza o caos interior nos momentos profundos de iniciação, despertando a consciência da necessidade de nos conhecermos, de explorarmos nossos limites e de respondermos com dignidade por todas as nossas ações anteriores.
Peixes – Este signo rege a casa 12 do zodíaco e representa nossa relação com a espiritualidade e nossa fé pessoal.
Mandacaru – Amplia a consciência e o horizonte espiritual, despertando-nos para o fato de que não somos só carne. Explora todos os potenciais do espírito, conferindo clareza e segurança acerca do caráter natural – e inerente à evolução de cada ser – dos processos de morte e renascimento.
Orquídea – Estimula o centro coronário, ampliando sua energia e a sensibilidade mediúnica. Abre os canais de comunicação telepática com as esferas elevadas e nos coloca em condições de atuar como instrumentos da inspiração divina, a fim de que ajudemos, por meio de aconselhamentos, aqueles que nos buscam.
Aquário – Este signo rege a casa 11 do zodíaco e representa a ousadia e a coragem de ser futurista e diferente.
Rosa – Atua sobre o coração, amplificando a energia da cura e liberando a energia do Eu Superior. Desperta a consciência do amor ao próximo e da responsabilidade em relação ao exemplo de vida, abrindo nossa percepção para o amor Universal.
Capricórnio – Este signo rege a casa 10 do zodíaco e representa a responsabilidade e a disciplina para lidar com todas as questões da vida.
Fonte: Joel Aleixo
Flores e seus Significados.
O que é Flor: Flor é o órgão de reprodução das plantas, é a parte de onde sairá a semente ou o fruto.
A flor é símbolo da beleza feminina. Pelo fato de murcharem depressa, também podem simbolizar a inconstância e efemeridade da vida.
Pelo seu perfume, beleza e variedade de cores, as flores são cultivadas para ornamentar, presentear e, com uso menos frequente, na culinária.
As flores estão repletas de simbologia. No mundo elas podem simbolizar jovialidade, energia, nova vida e vitória sobre a morte. As flores são também usadas na decoração de grandes eventos para transmitir algum significado específico. Por exemplo, nos casamentos, as flores levadas pelas damas de honra são uma alusão à feminilidade e fertilidade. Como as flores dependem do sol, elas também estão associadas a ele. Muitas pessoas acreditam que as flores expressam a felicidade de Deus quando elas brotam na Primavera.
O que é Açucena:
Açucena é uma planta que pode corresponder ao gênero Amaryllis, Hippeastrum,Worsleya e Zephyranthes, da família das amarilidáceas. A flor desta planta
originária da América do Sul também é conhecida como amarílis, flor-de-lis do Japão e flor-de-lis de São Tiago.
São conhecidas cerca de 50 espécies de açucenas e são muito populares, porque são fáceis de cultivar, e têm uma adaptação muito fácil, mesmo em espaços pequenos.
Essas flores têm coloração que vai do vermelho ao salmão e do rosa ao branco e são muito usadas para decoração. Muitas pessoas conhecem esta flor – que muitas vezes cresce nas margens dos rios e riachos – como “Bella Donna”.
A açucena pode simbolizar a angústia ou tristeza causada pela perda de uma pessoa amada. Também pode significar altivez, elegância, graça. A açucena branca também pode estar associada à pureza.
Um vaso com três açucenas é muitas vezes uma alusão à Santíssima Trindade. No Brasil, a açucena é muitas vezes oferecida no Dia das Mães e também usada nas decorações de Natal. Na mitologia grega esta flor estava associada ao deus Apolo, que era muito conhecido pelo seu orgulho.
Alecrim, cujo nome científico é Rosmarinus officinalis, é um arbusto encontrado facilmente na zona do Mediterrâneo e que prolifera em terrenos de origem calcária. As suas flores são azuis e exalam um aroma muito agradável. Os romanos chamavam essa planta de rosmarinus, cuja tradução para português é “orvalho do mar”.
O nome alecrim é muitas vezes usado para descrever outras plantas, como é o caso do rosmaninho, que possui características semelhantes. Apesar disso, estas duas plantas pertencem a gêneros diferentes, rosmarinus (no caso do alecrim) e lavândula (rosmaninho) e apresentam diferenças a nível da flor.
O alecrim é muitas vezes usado para decorar caminhos e é cultivado por pessoas que estão dando os seus primeiros passos no mundo da jardinagem, pois é um arbusto que é muito resistente a pragas e não requer muita manutenção.
A flor do alecrim está associada à coragem e fidelidade. De igual forma, significa bom ânimo, confiança e espiritualidade. As suas flores transmitem um sentido de bem-estar e por esse motivo estão muitas vezes presente em reuniões familiares.
De acordo com algumas crenças populares, o alecrim afasta a inveja, e quando colocado debaixo do travesseiro, afasta os sonhos maus. Também há quem acredite que se alguém toca a pessoa que ama com alecrim, o amor dessa pessoa por quem a tocou vai ser eterno.
Segundo uma lenda de origem cigana, o alecrim tem uma característica divina, porque terá aparecido pela primeira vez perto do estábulo onde nasceu Jesus, no preciso local onde Maria jogou a água do banho de Jesus.
Na culinária, o alecrim é muitas vezes usado para preparar aves, caça, linguiças, carne de porco, salsichas e batatas assadas. Algumas pessoas também usam o alecrim em sopas e molhos. Em pratos comuns no mediterrâneo, na Itália, por exemplo, o alecrim é acrescentado em assados de carneiro, cabrito e vitela. Durante a preparação de um churrasco, muitas pessoas juntam alecrim ao carvão em brasa, para que a carne fique com o aroma especial dessa planta.
Também são conhecidos alguns fins medicinais do alecrim, que já foi usado para combater a febre tifoide Infusões desta planta são usadas para acalmar a tosse e dores de estômago. O alecrim é também um relaxante muscular, fortalece os músculos do coração e tem a função de ativar a memória. Por esse motivo, alguns estudiosos acreditam que pendurar ramos de alecrim em locais onde crianças desenvolvem tarefas escolares pode contribuir para melhorar as suas memórias.

A azaleia é um arbusto do gênero Rhododendron de origem chinesa e japonesa e que apresenta folhas verde-escuras e floração muito abundante.
O termo azaleia é muito comum no Brasil, apesar de ser menos correto. Azaleia deriva de azálea (termo correto no Brasil), o termo em Azaleia latim dado por Lineu em 1735. A palavra azálea tem origem no grego e significa “seco” ou “árido”. Talvez esse nome tenha sido dado porque antes de florescer a azálea é apenas um arbusto com ramos secos.
Algumas espécies nativas foram transportadas para a Bélgica e Holanda, e lá foram alteradas geneticamente. Por esse motivo, a azaleia apresenta uma grande variedade de cores, podendo ser vermelha, rosa, branca ou uma mistura destas três cores. Esta planta deve ser cultivada em exposição total ao sol, se adapta bem ao frio e aprecia solos ácidos.
No Brasil a espécie mais popular é a Rhododendron indicum, que apesar de naturalmente apresentar flores roxas, rosas e brancas, pode ser encontrada em várias outras tonalidade graças à manipulação genética.
A azaleia, planta da família das Ericáceas, normalmente significa “alegria de amar” e perseverança. Contudo, cores diferentes têm significados diferentes. A azaleia cor de rosa representa o amor à natureza; a azaleia branca é uma indicação de romance e a azaleia vermelha , quando oferecida a alguém, significa que você ama essa pessoa há muito tempo. Os arranjos florais compostos por azaleias estão relacionados com elegância e felicidade.
A azaleia está associada a uma lenda chinesa. Esta lenda conta a história de um imperador destemido que alcançava vitórias fantásticas em guerras. Apesar disso, ele não era feliz. Isto porque ele não tinha o amor de uma mulher que só conseguia vislumbrar nos seus sonhos. Um certo dia, quando estava regressando de mais uma batalha, um vendedor lhe ofereceu uma bela planta com flores maravilhosas. Deslumbrado pela beleza das flores, o Imperador não demorou a plantá-las no seu jardim. Pouco tempo depois disso, o Imperador finalmente encontrou a mulher que via nos seus sonhos. Lembrando da indicação do vendedor, o imperador e a sua amada bebiam todos os dias um chá feito com as pétalas dessa flor. E a cada dia eles ficavam mais apaixonados e viveram felizes para sempre.

Begônias são plantas maioritariamente pertencentes ao gênero Begônia e à família Begoniaceae. A begônia é muito conhecida por ser uma planta ornamental, tendo em conta que possui belas flores e folhas que ficam muito bem a nível de decoração.A flor da begônia significa felicidade, delicadeza e cordialidade, e é também indicada para namorados apaixonados, já que estão associadas à inocência e à lealdade do verdadeiro amor.
Relativamente ao Feng Shui,a begônia é um símbolo de fertilidade.
Existem mais de mil espécies de begônias, e são muito apreciadas pelas suas folhas que são muito características, apresentando belas cores e sendo colocadas em canteiros na sombra. A begônia rex, por exemplo, apresenta folhas de grande tamanho e com uma cor especial, que costuma ser rosa ou marrom brilhante.
Apesar das folhas assumirem muito protagonismo nas begônias, algumas espécies são conhecidas pelas suas flores, como é o caso das espécies Begônia Elatior, Begônia Cucullata e Begônia Tuberosa.
As flores destas espécies atingem tonalidades do branco ao vermelho. As flores da begônia são belas, dobradas e compactas, podendo também apresentar cor amarela e salmão. A variedade mais conhecida da begônia talvez seja a “begônia sempre-florida” que tem a característica de florescer durante todo o ano.
A begônia teve origem na América tropical e por esse motivo prefere um clima tropical. O clima brasileiro favorece o seu desenvolvimento e a begônia floresce com facilidade principalmente no sul, onde o clima é mais ameno.
Na Alemanha existe uma variedade da begônia chamada Merry Christmas (Feliz Natal), e como o próprio nome indica, é normalmente oferecida como presente de Natal.
A camélia é uma planta cujo nome científico é Camellia L. que pertence à família Theaceae. Esta planta apresenta uma bela flor que é muito usada em termos decorativos.
Relativamente ao significado da camélia, há diferenças dependendo da cor das flores.
As camélias cor de rosa significam grandeza de alma;
As camélias brancas são uma alusão à beleza perfeita;
As camélias vermelhas são um sinal de reconhecimento.
O gênero Camellia conta com mais ou menos 80 espécies originárias do Sudeste Asiático, florestas da Índia, Japão e China. As suas belas flores podem ser brancas, vermelhas e rosadas. Algumas podem ser amarelas, mas esses casos são raros. Algumas flores podem atingir o tamanho da palma da mão de um adulto, enquanto que outras podem ser pequenas como uma moeda.
Algumas espécies de camélias possuem um suave e agradável aroma. Espécies como a C. japonica, C. sasanqua, C. reticulata, e C. chrysantha são muito populares por serem plantas que apresentam folhagem escura e densa e também grandes e bonitas flores. O cruzamento entre diferentes espécies possibilita a criação de híbridos que apresentam as melhores características de cada espécie, sendo este o caso das camélias amarelas, obtidas através do processo de hibridização.
Os líderes mundiais no cultivo e criação de novas variedades de camélias são a Coreia, a China e o Japão. Na Europa, a partir do século XIX, a Itália assumiu um papel de destaque, criando variedades diferentes e se estabelecendo como um dos maiores produtores ocidentais. Só a espécie camellia japonica apresenta mais de 3000 variedades.
A camélia aprecia solos férteis, ácidos e com alta umidade. Em termos de luminosidade, ela pode estar localizada à meia-sombra ou sob sol pleno. A camélia não se adapta a temperaturas muito altas, mas pode aguentar geadas e climas com neve.
O cravo é a flor do craveiro, cujo nome científico é Dianthus caryophyllus, que pertence ao gênero Dianthus e à família Caryophyllaceae. Esta planta pode atingir até um metro de altura e existem por volta de 300 espécies de craveiros, sendo que muitas espécies surgiram graças à manipulação genética. Esta flor é de fácil cultivo e tem um suave aroma, que muitas vezes é usado para fazer perfumes.
O cravo é uma flor originária do sul da Europa e pode ser cor de rosa, roxa, vermelha, branca ou amarela. Relativamente ao cultivo, os cravos precisam de terra rica em argila, misturada com um pouco de estrume, adubo vegetal e areia. É comum ver um cravo na lapela dos noivos e dos padrinhos nos casamentos tradicionais.
Na Grécia Antiga, coroas de cravos eram usadas em cerimônias. Na altura do Renascimento, os cravos era um sinônimo de fidelidade matrimonial. As diferentes cores dos cravos podem ter significados diferentes:
Cravos brancos: associados ao amor puro, talento, boa sorte, inocência.
Cravos vermelhos: significa respeito, amor e paixão. É oferecido como demonstração de admiração.
Cravos cor de rosa: remete para felicidade e gratidão. Quando é oferecido a alguém, significa que você sempre lembra dessa pessoa.
Cravos roxos: significa solidão, inconstância, ausência de capricho.
Cravos amarelos: apesar de significarem rejeição e desdém, quando integrados em um arranjo de muitas cores vivas, significa alegria e vivacidade.
Esta flor, cultivada desde os tempos da Antiguidade, tem grande valor simbólico e histórico. Em Portugal, o cravo-vermelho é o símbolo da Revolução dos Cravos, que aconteceu em 25 de Abril de 1974, uma data celebrada todos os anos e conhecida como Dia da Liberdade. De acordo com Anna Jarvis, fundadora do Dia das Mães nos Estados Unidos, um cravo rosa é o símbolo das mães em vida e o cravo branco o símbolo das mães que já partiram.
O crisântemo, nome vulgar dado ao Chrysanthemum, é uma planta que pertence à família Asteraceae, também conhecida como Compositae. Na Ásia esta planta é muito cultivada e estimada.
São conhecidas mais de 100 espécies e cerca de 800 variedades. Originalmente os crisântemos são de cor amarela, e por isso em grego o seu nome – dado por Carolus Crisântemo Linnaeus – significa “flor de ouro”. Estando ligada ao Sol, na China a flor muitas vezes está ligada à nobreza. Acredita-se que o crisântemo foi levado para o Japão pelos budistas e é mesmo um dos símbolos do país do sol nascente, sendo que o próprio trono do Imperador era conhecido como o “Trono do Crisântemo”.
Essa planta foi levada para a Europa no século XVII, onde graças a alterações genéticas e ao trabalho de botânicos e cultivadores, surgiram diferentes variedades e cores. Hoje em dia é possível encontrar crisântemos roxos, vermelhos, brancos, cor de rosa e cor de laranja.
O crisântemo gosta de clima quente e úmido, e apesar de precisar de muita luminosidade, não pode estar exposto diretamente ao sol. O crisântemo tem vários significados diferentes.
Na Ásia, por exemplo, esta flor significa felicidade e é sinônimo de uma vida cheia e completa. No caso concreto do crisântemo branco, existe a crença que ele simboliza verdade e sinceridade. De acordo com o taoismo, o crisântemo é um símbolo de simplicidade e perfeição. Como é uma flor típica do Outono, também significa tranquilidade e é visto como um mediador entre o céu e a terra, a vida e a morte.
Considerada também como uma planta medicinal, na China o crisântemo era usado como um remédio para a dor de cabeça. As pétalas também podem ser usadas em saladas e as folhas para fazer uma bebida. Uma lenda afirma que juntar pétalas de crisântemo numa taça de vinho aumenta a longevidade e vitalidade de uma pessoa.

A flor Amor-perfeito significa amor romântico e duradouro. As combinações de três cores que surge nas delicadas flores é a razão para também ser designada por “Erva-da-trindade”, uma referência à Santíssima Trindade. É uma delicada flor de origem europeia que atinge no máximo 15 cm de altura.
O Amor-perfeito é símbolo da glorificação do trabalho. Na mitologia grega é dedicada a Atena (Minerva), deusa da estratégia militar, da sabedoria e das artes.
Em francês, o nome da flor é “Pensée”, termo que significa “pensamento” e os amantes davam estar flor como presente antes de se ausentarem durante tempo indefinido, como garantia de que o seu amor nunca cairia no esquecimento. As aveludadas flores estão associadas à reflexão, ao pensamento e às recordações amorosas.
Em muitas ocasiões é oferecida por aqueles que pretendem transmitir a mensagem de um amor que nunca será esquecido. Um amor poderoso, cujas lembranças permanecerão no pensamento.
O Amor-perfeito está associado ao amor de mãe. Para o Dia das Mães é a mensagem simbólica de um amor que não se acaba. É infinito.
As variadas cores tornam essas flores especiais. As singulares combinações de cores variam entre amarelo, branco, laranja, marrom, vermelho e outros tons diversos que vão do azul ao roxo muito escuro.
De origem europeia e de nome botânico “Viola tricolor”, o Amor-perfeito é uma planta rasteira e selvagem que tem preferência por climas mais frios. Na época mais quente do ano, as flores perdem o vigor.
Pela sua cor branca, a flor copo-de-leite significa pureza, paz, tranquilidade e calma. É uma flor bela e graciosa, que ilumina e enche de alegria qualquer ambiente. Em alguns casos esta flor também é usada para expressar indiferença.
O espádice amarelo que se destaca no interior da flor simboliza prosperidade, felicidade e iluminação espiritual.
As flores copo-de-leite são inspiração para artistas, que as fotografam ou pintam de diversas formas em telas que irão trazer acolhimento e harmonia ao local onde estarão expostas.
A flor aveludada tem um desenho natural que a torna muito elegante e sofisticada. É uma planta amplamente cultivada para ornamentação.
Nos casamentos, são usadas em arranjos decorativos ou mesmo nos buquês trazidos pelas noivas, que as escolhem por simbolizar a pureza e inocência associadas ao ato sagrado. Por ser uma flor muito apreciada em termos de decoração, há muitas pessoas que reproduzem a flor copo-de-leite artificialmente através de trabalhos manuais. Um material muito usado para recriar a flor em questão é o E.V.A. ou em Crochê.
A planta copo-de-leite, cujo nome científico Zantedeschia aethiopica, é originária do Sul da África e pertence à família das Aráceas. O nome do gênero desta planta foi atribuído pelo botânico alemão Kurt Sprengel em homenagem ao botânico italiano Giovanni Zantedeschi. A flor copo-de-leite também é conhecida como lírio-do-nilo, calla-branca ou jarro (em Portugal).
É necessário cautela no manuseio por ser uma planta tóxica. No caso de haver contato nos lábios ou língua, é comum haver irritação, inchaço, salivação abundante, dificuldade de engolir e respirar. Esta flor cresce facilmente em ambientes com muita umidade, por isso é comum vê-las frondosas à beira de lagos, poços, etc.
Flor de Cerejeira significa a beleza feminina e simboliza o amor, a felicidade, a renovação e a esperança. É uma flor de origem asiática, conhecida como “Sakura”, a flor nacional do Japão, onde estão documentadas mais de 300 variedades de cerejeiras.
O início da floração das cerejeiras marca o fim do inverno e a chegada da primavera. São aguardadas com ansiedade pelos japoneses, que organizam em todo o país diversas festividades em torno do “Hanami” .
Uma lenda conta que a palavra “Sakura” surgiu com a princesa Konohana Sakuya Hime, que caiu do céu perto do Monte Fuji, tendo se transformado nessa bonita flor. Também existe uma crença que o cultivo de arroz poderá ter originado a palavra, tendo em conta que “Kura” era o depósito onde esse alimento (visto por muitos japoneses como uma oferta divina) era guardado.
Os samurais, os guerreiros japoneses, eram grandes apreciadores da flor de cerejeira. Desde aqueles tempos, passou a estar associada à efemeridade da existência humana e ao lema dos samurais: viver o presente sem medo. Assim, a flor de cerejeira está também associada ao código do samurai, o Bushido.
A cerejeira fica pouco tempo florida, por isso suas flores representam a fragilidade da vida, cuja maior lição é aproveitar intensamente cada momento, pois o tempo passa rápido e a vida é curta.
A popular tatuagem da flor de cerejeira é uma alusão à fugacidade da vida e que por isso temos que apreciá-la e aproveitar cada momento ao máximo, lembrando que assim como a flor da cerejeira é levada pelo vento em pouco tempo, a nossa vida também pode terminar abruptamente. Esta forma de viver era muito característica dos samurais.
É uma flor muito desenhada no “Moku Hanga”, uma arte japonesa tradicional semelhante à xilogravura, em que a madeira serve de matriz para impressão de gravuras e estampas japonesas. A flor de cerejeira também é muito popular na arte tradicional japonesa do origami, que através de dobras específicas em papel, cria objetos e animais. Uma flor de cerejeira em origami representa uma junção de dois aspetos fundamentais da cultura japonesa.
O fruto da cerejeira, a cereja, é considerado o maior símbolo de sensualidade, erotismo e sexualidade, principalmente pela cor vermelha intensa.

A flor de girassol significa felicidade. A cor amarela ou os tons cor de laranja das pétalas simbolizam calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo a energia positiva do sol. No entanto, o girassol também pode representar altivez.
O girassol é uma planta cujo caule pode atingir os 3 metros de altura e tem diversas utilidades, principalmente as suas sementes que são usadas para a produção de óleo de cozinha, biodiesel ou para alimentação de pássaros.
Pela sua beleza e exuberância, a flor do girassol é muito procurada para ornamentação. Acredita-se que traz sorte e boas vibrações ao ambiente, sendo uma flor muito usada no Feng Shui, pois possui características do Sol.
Em um arranjo, plantada na terra ou em um vaso, a flor de girassol se destaca em qualquer jardim ou na decoração de interiores. Está fortemente associada à fama, ao sucesso, longevidade, nutrição, poder e calor. Oferecer um girassol a uma pessoa que iniciou um negócio expressa o desejo de sucesso e de boa fortuna para essa pessoa.
Segundo uma crença popular, a semente do girassol, quando deixada ao sol, pode curar a infertilidade. Na Hungria, acreditam que se na casa onde mora mulher grávida forem colocadas sementes de girassol na janela, a criança que nascer será homem. Na Espanha, quem tem 11 girassóis tem a sorte do seu lado.
O nome científico do girassol é Helianthus annus, cujo significado é “flor do sol”. É uma planta originária da América do Norte e possui a particularidade de ser heliotrópica, ou seja, gira o caule sempre posicionando a flor na direção do sol.Na pintura, destaca-se a série de quadros “Os Girassóis” do pintor holandês Vincent van Gogh, produzidos durante a sua permanência na cidade de Arles, no sul da França.
Flor-de-lis é a representação de um lírio utilizado antigamente nos brasões e escudos da realeza francesa, associada em especial ao rei Luis VIII, quem a utilizou primeiramente em um sinete.
A flor-de-lis é símbolo de poder, soberania, honra e lealdade, assim como de pureza de corpo e alma. É um símbolo usado no escotismo, na maçonaria, na alquimia e em algumas religiões.
A palavra “lis” é de origem francesa e significa lírio ou íris. Em Heráldica (ciência dos brasões) representa uma das quatro figuras mais populares, juntamente com a águia, a cruz e o leão.
A flor-de-lis é o símbolo do movimento escoteiro, escolhida pelo fundador do movimento, Robert Baden-Powell. No escotismo, as três pétalas representam os três pilares da promessa escoteira e o Norte apontado por uma das pétalas, orienta a direção a ser tomada pelo jovem, sempre para cima.
Alguns estudiosos afirmam que a flor-de-lis teve sua origem na flor-de-lótus do Egito, outros defendem que foi inspirada n
É uma figura muito procurada para ser usada em tatuagens corporais por todo o simbolismo associado.a alabarda – um ferro de três pontas usado pelos soldados e que também se colocava fincado nos fossos ou covas para espetar quem ali caísse. Outra possível origem é a de que seja uma cópia do desenho estampado em antigas moedas assírias e muçulmanas.
For de Lótus: No oriente, a flor de lótus significa pureza espiritual. O lótus (padma), também conhecido como lótus-egípcio, lótus-sagrado ou lótus-da-índia, é uma planta aquática que floresce sobre a água.
No simbolismo budista, o significado mais importante da flor de lótus é pureza do corpo e alma. A água lodosa que acolhe a planta é associada ao apego e aos desejos carnais, e a flor imaculada que desabrocha sobre a água em busca de luz é a promessa de pureza e elevação espiritual.
É simbolicamente associada à figura de Buda e aos seus ensinamentos e, por isso, são flores sagradas para os povos do oriente. Diz a lenda que quando o menino Buda deu os primeiros passos, em todos os lugares que pisou, flores de lótus desabrocharam.
Nas religiões asiáticas, a maior parte das divindades costumam surgir sentadas sobre uma flor de lótus durante o ato de meditação.
Na literatura clássica de muitas culturas asiáticas, a flor de lótus simboliza elegância, beleza, perfeição, pureza e graça, sendo frequentemente associada aos atributos femininos ideais.
A flor de lótus representa um mistério para a ciência, que não consegue explicar a característica própria que possui de repelir micro-organismos e partículas de pó.
É uma flor muito usada em tatuagens com diferentes significados associados a cada cor da flor. No Japão esta flor é muitas vezes tatuada em conjunto com o peixe koi, significando individualidade e força.
Na Yoga, a posição de Lótus (Padmásana) é a postura tradicional de meditação, em que a pessoa sentada entrelaça as pernas e pousa as mãos sobre os joelhos.
A Flor de Maracujá significa a Paixão de Cristo, por isso, é também conhecida como “Flor da Paixão”.
Quando os missionários europeus chegaram à América, se encantaram com a exuberância da flor e associaram de imediato alguns dos seus elementos ao calvário de Cristo. Por esse motivo a flor de maracujá também significa “Coração Ferido”.
A simbologia da flor de maracujá foi relacionada da seguinte forma: os três estigmas correspondiam aos três cravos que prenderam Cristo na cruz; as cinco anteras representavam as cinco chagas; as gavinhas eram os açoites usados para o martirizar; por fim, no formato da flor era visível a imagem da coroa de espinhos levada por Cristo para o ato de crucificação.
Os tons de roxo que colorem a flor simbolizam o sangue derramado por Jesus Cristo. Aliás, a cor roxa é usada nos rituais cristãos durante a Semana Santa. A história conta que no século XVII o Papa Paulo V ficou maravilhado quando recebeu flores de maracujá de presente e que ordenou que fossem cultivadas em Roma. As flores que tinham vindo da América do Sul, foram um sinal para o Papa que o Evangelho era também para ser espalhado no “Novo Mundo”.
No simbolismo religioso, o formato redondo do fruto maracujá corresponde ao mundo de pecado que Cristo deu a sua vida para o salvar.
Em outras línguas, o maracujá é conhecido como o “fruto da paixão”: passion fruit (em Inglês), fruit de la passion (em Francês), fruta de la pasión (em Espanhol)…
O maracujá pertence ao gênero de plantas Passiflora. Em tupi-guarani, o termo “maracujá” significa “alimento dentro da cuia”. O Brasil é o maior produtor mundial de maracujá-amarelo, porque aqui esta planta encontra condições ideais para crescer, o que explica o fato de existirem no Brasil mais de 150 espécies conhecidas.
O perfume Hypnôse da Lancôme, bastante popular no mercado, apresenta o aroma de frutas cítricas, flor de maracujá, vetiver e baunilha.

A flor Dente-de-leão possui o significado de liberdade, otimismo, esperança e luz espiritual.
Para os cristãos da Idade Média, a flor Dente-de-leão estava associada a Cristo e à Virgem Maria, possivelmente pelo formato da flor e pela cor amarelo-brilhante que lembra os raios de sol.
O nome pelo qual a planta Dente-de-leão é popularmente conhecida parece ter origem na aparência da planta: as suas folhas são muito dentadas e as suas flores amarelas parecem com a juba de um leão.
Em determinada fase, quando a flor é soprada ela se desfaz com facilidade. As sementes são levadas pelo vento, se espalham e, no período certo, florescem novamente.
Devido a essa característica é também conhecida pelo nome “esperança”. A frase “abre as janelas e deixa a esperança entrar na tua casa trazida pelo vento da tarde” é uma referência ao Dente-de-leão.
Há quem diga que ao soprar uma pétala da flor deve-se fazer um pedido sobre o amor ambicionado. Se o vento trouxer de volta a pétala é sinal de que o desejo será brevemente realizado.
A planta Dente-de-leão pode ser encontrada com mais facilidade em locais úmidos e é apreciada popularmente pelos seus efeitos medicinais. O chá favorece a digestão e alivia a prisão-de-ventre. É utilizado para purificar o sangue, estimular o apetite e no tratamento de problemas de fígado e vesícula.
O Dente-de-leão pertence ao gênero de plantas “Taraxacum” palavra que deriva do árabe,”tarakshaqum”, que significa erva amarga. O nome “dente-de-leão” é de origem francesa e foi atribuído pelo povo Normando. Em Francês, “dent-de-lion” tem pronúncia semelhante a “dandelion”, nome pelo qual é designada em Inglês.
Outros nomes pelos quais é conhecida são: Amargosa, Amor-de-homem, Chicória Silvestre, Taráxaco.
O Dente-de-leão também pode ser utilizado como alimento. As suas folhas tenras têm forte valor nutritivo e por isso combinam muito bem com saladas. Os botões das flores são comestíveis e podem ser cozinhados de forma semelhante à alcaparra.
Quando as plantas têm 2 ou 3 anos, as suas raízes depois de secas, moídas e tostadas substituem o café, uma característica também verificada na chicória. Esta bebida beneficia o fígado e vesícula, aumenta a vitalidade e melhora a concentração mental. As flores são muitas vezes usadas na produção de vinho e de outras bebidas alcoólicas fortes.

A margarida, flor cujo nome científico é Chrysanthemum leucanthemum, é uma flor que também é conhecida como malmequer, crisântemo, bem-me-quer, bonina, margarita, margarita-maior, malmequer-maior, malmequer-bravo, e olho-de-boi.Margarida
O nome desta flor vem do latim margarita, que significa “pérola”. Já em inglês, esta flor tem o nome de “Daisy”, uma aparente alteração da expressão “day’s eye” que significa “olho do dia”, o que parece ser uma alusão ao fato desta flor se fechar durante a noite e abrir outra vez quando o sol nasce. Apesar de ser uma flor tão frágil, ela se adapta a várias tipos de solo e segundo consta, existe há mais de mil anos.
As pétalas das margaridas são alargadas e delgadas, rodeando botão central que é dourado ou amarelo. As suas folhas são ovais e seus caules compridos e delgados, podendo chegar a um metro de altura. Existem várias classes de margaridas e este nome não é dado para uma só flor, porque há uma grande variedade de “Chrysanthemum”. Muitas flores que são parecidas receberam o mesmo nome, mas as mais populares entre elas são as margaridas brancas e as margaridas amarelas.
Antigamente, a margarida era considerada a flor das donzelas, e ainda hoje simboliza a juventude, virgindade, o amor inocente e a sensibilidade. Esta delicada flor também representa a pureza, a paz, a bondade e afeto. É uma flor que combina muito bem com outras, e por isso é comum vê-la juntamente com outras em arranjos florais, transmitindo uma sensação de jovialidade.
A margarida faz parte da infância de muitas pessoas, já que a brincadeira “bem-me-quer, mal-me-quer” é feita com esta flor.
Em tempos antigos, acreditava-se que remédios à base da margarida poderiam curar doenças nos olhos. Na Inglaterra, era usada como remédio, mas só era realmente eficiente se algumas palavras mágicas fossem ditas, ou se fosse adicionada água benta ao remédio. Os Assírios acreditavam que uma loção feita com margaridas esmagadas tinha o poder de devolver a cor aos cabelos brancos. Por volta do século XIII, a margarida era utilizada para limpar ferimentos, e para tratar a febre e gota.
É uma flor que muitas vezes é recriada em trabalhos manuais, como é o caso da margarida em crochê, feita pelo artesão Marcelo Nunes.
Flor Miosótis significa recordação, fidelidade e amor verdadeiro. É também conhecida como “Não-me-esqueças”. A flor miosótis pode apresentar mais de 50 variedades e por algumas pessoas também é conhecida como Verônica.
Esta é uma planta rasteira que tem origem na Rússia, e na fase de florescimento, pode chegar aos 25 ou 30 cm de altura. Deve ser cultivada ao sol ou à meia-sombra e tendo em conta que é uma flor que gosta de baixas temperaturas, é comum encontrá-la em lugares de grande altitude, como nos Andes.
Segundo a lenda europeia, o jovem apaixonado era um cavaleiro que ao tentar apanhar a flor Miosótis para oferecer à sua amada, caiu no rio e se afogou devido ao peso da armadura que usava. Desde então, a flor simboliza o amor sincero e desesperado.
A explicação do nome “não-me-esqueças” da flor pode ser explicada por algumas lendas. Uma delas diz que num belo dia de Primavera, dois jovens apaixonados se encontravam à margem de um rio. Nas águas turbulentas, a jovem avistou um ramo de miosótis flutuando e ficou maravilhada pela beleza da flor. O seu amado, mergulhou então para apanhar as flores e oferecê-las à sua namorada. No entanto, quando tentou voltar para a margem, foi arrastado pela forte correnteza. Esta lenda conta que pouco antes de desaparecer ele gritou para a sua amada: “Não me esqueça, me ame para sempre!”. A partir desse dia a flor miosótis passou a crescer nas margens dos rios, para que mais ninguém tivesse que morrer por sua causa.
A flor Miosótis foi utilizada como emblema secreto da Maçonaria, para que os maçons pudessem se identificar durante as perseguições às lojas maçônicas na Alemanha.
É uma flor que simboliza a caridade e a fraternidade.
Dizem que as lágrimas derramadas nas pétalas pela Virgem Maria deram a cor azul à flor. Existem Miosótis também nas cores branca e rosada. São plantas rasteiras que se dão bem em baixas temperaturas e surgem na primavera.

Gardênia é uma planta ornamental originária da China, pertencente à família das rubiáceas e que apresenta grandes e belas flores brancas. Com o passar do tempo, as suas pétalas ganham uma tonalidade creme.Gardênia
Relativamente à sua simbologia, a gardênia é muito usada por pessoas que querem demonstrar os seus sentimentos. Ela pode significar pureza, sinceridade, doçura e também pode ser o símbolo de um amor secreto.
Acredita-se que o termo gardenia – o nome atribuído a este gênero – foi uma homenagem ao botânico americano Alexander Garden. Existem cerca de 250 espécies de gardênias, mas a mais conhecida é a gardenia jasminoides, também conhecida como jasmim-do-cabo, que pode chegar até os dois metros de altura.
As folhas da gardênia apresentam um tom escuro de verde e são brilhantes, tendo também a particularidade de não caírem no Inverno. Por esse motivo, são plantas muito apreciadas em termos de decoração em jardins. As suas flores brancas exalam um fantástico perfume que possui um efeito tranquilizante, e por isso é aconselhável que esta flor esteja colocada num local onde haja circulação de pessoas. O perfume da gardênia é tão especial que já inspirou a criação de obras musicais. Também é bastante comum ver estas flores assumirem um papel preponderante na decoração de recepções de casamentos.
A gardênia está melhor adaptada a uma temperatura amena, e gosta de climas com bastante umidade, gostando então de climas subtropicais e tropicais. A polpa amarela dos frutos de algumas espécies são utilizados na indústria de corantes.
De acordo com uma lenda, Solimão o Magnífico (sultão do Império Otomano de 1520 a 1566) ordenava que sementes de gardênia fossem distribuídas diariamente no seu harém para que houvesse paz no meio das suas mulheres.
Gerânio é um termo usado para qualificar plantas que pertencem aos gêneros Geranium e Pelargonium, que fazem parte da família das geraniáceas. Estes pequenos arbustos tiveram origem na África e Austrália.Gerânio
Existem cerca de 300 espécies de gerânios, sendo que muitas delas são originárias de climas tropicais. Originalmente o botânico Lineu catalogou todas as espécies no gêneroGeranium, mas em 1789 o botânico Charles l’Héritier dividiu as espécies entre Geranium e Pelargonium.
Relativamente ao significado da flor do gerânio, este pode variar dependendo das cores. No entanto, de um modo geral, esta flor está associada à superação pessoal perante difíceis obstáculos. Isto porque apesar de ser uma flor delicada, apresenta uma alta resistência a adversidades (como o frio, por exemplo). O gerânio escuro significa tristeza, o gerânio rosa indica preferência e o gerânio vermelho representa consolo. O gerânio tem uma forte carga sentimental e as cores mais vivas também estão associadas ao romantismo e sensualidade.
Várias espécies são cultivadas com o propósito decorativo, enquanto que outras são cultivadas para extração de tinturas e tanino. Algumas variedades tiveram origem na Europa, como o gerânio-rosa e o gerânio-sanguíneo que são muito comuns em jardins e vasos pela beleza das suas flores.
Os gerânios silvestres são também conhecidos como gerânios brasileiros. Outra variedade muito conhecida é o gerânio-pendente, cujo nome científico é Pelargonium peltatum. Esta planta é muitas vezes colocada em janelas, sacadas e cestas suspensas, graças ao belo efeito visual que provoca.
As flores do gerânio podem apresentar várias cores diferentes e surgem na Primavera e Verão. Esta planta tem uma grande utilidade, principalmente na altura de maior calor, tendo em conta que a sua presença serve para afastar moscas e mosquitos. Uma crença popular afirma também que os gerânios brancos afastam as cobras.

Giesta é um arbusto da família Fabaceae que pode atingir até três metros e que apresenta (na maior parte dos casos) flores amarelas.
Existem vários gênero de giestas, como o esparto, cujo nome científico é spartium junceum e é conhecido também como giesta-dos-jardins. Este gênero tem origem na zona mediterrânica e é usada não só como decoração, mas também para fabricar cordas. O termo spartium vem do grego e serve para descrever plantas cujas fibras têxteis eram usadas para produzir cordas.
Outra espécie de giesta bastante conhecida é a Cytisus striatus, que teve origem em Portugal e por ser muito abundante, é muitas vezes considerada como uma erva daninha. Os ramos desta giesta são usados para fazer vassouras. Ainda hoje em aldeias, há pessoas que fazem vassouras artesanais amarrando vários ramos de giesta.
Uma característica das espécies pertencentes à família Fabaceae é que são arbustos usados para restaurar a fertilidade de terrenos onde cereais são cultivados.
A giesta-branca, além de ser conhecida na jardinagem, é também famosa pela qualidade das suas flores, muito usadas na produção de mel.
No norte de Portugal, no dia 1 de Maio é comum ver ramos de giestas decorando as portas das casas. Segundo a crença popular, a giesta tem a propriedade de afastar o diabo e o mau-olhado das casas.
Este gracioso arbusto está também envolvido em uma história relativa à vida de Jesus. De acordo com a história, depois de Jesus nascer o Rei Herodes mandou matar todos os recém-nascidos para eliminar Jesus. Segundo a lenda, um dos ajudantes do Rei Herodes, para evitar que muitas crianças fossem mortas, sugeriu que na porta da casa de Jesus se colocasse um ramo de giesta. Desta forma, os soldados de Herodes saberiam qual a casa onde Jesus estava. Contudo, no dia seguinte, quando os soldados procuraram a casa ficaram espantados, porque todas as casas estavam enfeitadas com giestas nas portas. Assim, a giesta está relacionada com a tentativa falhada de matar Jesus.
Esta linda e aromática flor significa preferência e renovação.
Orquídeas são plantas que pertencem à família Orchidaceae, uma das mais vastas famílias do reino vegetal. Esta planta apresenta uma bela flor, que tem muitas variedades e que estão presentes em todos os continentes, menos na Antártida. Existem espécies comuns e algumas bastante raras, que é o caso da Orquídea Negra.
Esta planta que prefere climas tropicais, muitas vezes cresce com a ajuda de árvores, pois se apoia nelas para ficar mais exposta ao sol. A sua flor é usada maioritariamente para decoração, apesar de algumas espécies serem usadas para produzir baunilha. No entanto, tendo em conta o alto custo da produção de baunilha através da orquídea, não é algo muito frequente, pois a produção através de um composto artificial é muito mais barata.
Orquídea deriva da palavra grega órkhis que significa “em forma de testículos”. Esta denominação foi atribuída por Theophrastus, filósofo grego que verificou a semelhança das raízes de algumas orquídeas com testículos humanos. Por isso, na Idade Média acreditava-se que as orquídeas possuíam características afrodisíacas. Assim, os gregos acreditavam que a orquídea era um símbolo de virilidade. Na Grécia Antiga, se uma jovem se apresentava com orquídeas enfeitando a sua cabeça, isso significava que estava procurando o seu par ideal. Se o mesmo acontecia com uma mulher mais velha, na maioria das vezes isso era um sinal de ostentação, uma demonstração da sua riqueza e luxo em que vivia.
Relatos antigos descrevem crenças a respeito de propriedades medicinais e místicas das orquídeas. Para ter poder e vigor, os Astecas ingeriam uma mistura de orquídeas com chocolate. Na China, pessoas comiam as flores pois acreditavam que estas poderiam curar doenças respiratórias.
Hoje em dia a orquídea é uma flor que que está associada à sexualidade e beleza feminina. Por este motivo, as populares tatuagens de orquídeas são mais comuns em mulheres. A orquídea pode ter variadíssimos significados, amor, desejo, luxúria, perfeição, pureza espiritual, força, luxo, beleza, etc. Cores diferentes têm significados diferentes, como podemos ver em seguida:
Orquídea Vermelha: Significa desejo sexual;Orquídea Rosa ou Lilás: Flor da sedução, ideal para conquistar seu interesse amoroso;
Orquídea Branca: Amor puro (bastante comum nos bouquets de noivas);
Orquídea Amarela: Amor erótico;
Orquídea Negra: símbolo de poder e autoridade absoluta, um sinal de algo pertencente à elite.
A papoula é uma planta da família Papaveraceae. A espécie mais conhecida e mais cultivada é a Papaver somniferum L., também conhecida como papoula dormideira, que é usada para obter o ópio. A flor desta planta pode ser branca, rosa, arroxeada ou vermelha.Papoula
A flor papoula pode significar falsa paixão, sonho, extravagância, fertilidade e ressurreição.
A papoula está fortemente ligada ao ópio, já que este é o látex do fruto da papoula enquanto ainda não está maduro. Este látex é bastante semelhante ao da seringueira, no entanto possui propriedades diferentes, sendo que o extraído da papoula contém morfina, codeína, papaverina e outras substâncias.
A semente da papoula é muitas vezes usada na culinária. Muitas pessoas pensam que o uso da semente da papoula é ilegal no Brasil, o que não é verdade. O ópio é retirado da planta enquanto esta ainda está verde, enquanto que as sementes são extraídas quando a planta já se encontra seca. Mesmo assim, no Brasil, a venda da semente de papoula é controlada pela ANVISA através da Resolução RDC nº 239, de 28 de agosto de 2002. Ou seja, a semente não é proibida, mas sabendo que há muitas burocracias que os importadores têm que cumprir, a importação para o Brasil diminuiu. Contudo, a plantação em grande escala da espécie dormideira é proibida em solo brasileiro.
As sementes de papoula costumam ser usadas em saladas, massas, pães, bolos, tortas, salada de frutas, compotas, biscoitos, entre muitas outras coisas. É preciso ter em conta que o consumo de sementes de papoula pode originar um falso positivo da presença de ópio em um teste de detecção de drogas.
Há muitos anos a papoula vem sendo usada para fins medicinais. Na Mesopotâmia, por exemplo, um chá feito com a papoula servia para tratar insônias e prisão de ventre. Algum tempo mais tarde os babilônios e assírios usavam a seiva da papoula para produzirem remédios. O pai da medicina, Hipócrates, foi dos primeiros a registrar os efeitos medicinais desta planta. Alguns autores acreditam que um médico grego usava o ópio nos gladiadores em Roma. Esta substância ganhou popularidade na Europa no princípio do séc XVI, mas a sua propagação foi controlada pela Igreja Católica. Por volta dessa altura, uma fórmula à base de suco de papoula foi criada pelo médico suíço Paracelso. A crença que este remédio – o láudano – curava várias doenças e até tinha o poder do rejuvenescimento, fez com que o ópio ficasse ainda mais famoso em todo o mundo.
Em 1803, Friedrich Sertürner inventou a morfina depois de pesquisar e observar os variados efeitos do ópio. Esse não foi apenas o primeiro alcaloide a ser extraído do ópio, foi o primeiro alcaloide a ser extraído de uma planta.

A rosa do deserto, também conhecida como flor do deserto, é uma planta originária do Sul da África e da Península Arábica. O seu nome científico é Adenium obesum e faz parte da família Apocynaceae.Rosa do Deserto
Esta plantas podem alcançar os 4 metros de altura e um metro e meio de largura. Apresentam flores deslumbrantes e como são plantas habituadas ao clima do deserto, também se adaptam e se desenvolvem bem em países tropicais.
Apresenta uma forma pouco usual, com um caule muito desenvolvido na base, porque para subsistir no deserto, tem que suportar fortes ventos e acumular água. As suas flores possuem cores muito variadas, podendo ter tonalidades do branco ao cor de vinho escuro e também lilás e vermelho. A nível de polinização, estas plantas requerem polinização manual, ou então é possível adquirir mudas. Podem ser cultivadas nos países com um inverno mais rigoroso, mas têm que ser cultivadas em estufas, visto que as rosas do deserto morrem se estiverem em temperaturas inferiores a 14 Cº.
A rosa do deserto possui amantes e colecionadores espalhados por todo o mundo. Tendo em conta que é uma planta que possibilita a enxertia, é possível conseguir diferentes modelagens, com flores de variedades diferentes na mesma planta. Isto significa que cada planta pode ser personalizada ao gosto do seu dono. Por este motivo, estas plantas são muito apreciadas e muitas atingem preços altíssimos no mercado mundial, sendo neste aspeto parecida com o bonsai.

Rosa do deserto – mineral
A rosa do deserto é uma formação mineral, mais concret amente é o resultado da acumulação de partículas de gesso na areia. Isto acontece graças ao processo de evaporação da água das chuvas e erosão causada pelo vento.Rosa do Deserto – mineral
Estas flores de areia cristalizada são uma espécie de selenita. Apesar de estar identificada no índice de cristais, a rosa do deserto não é considerada um cristal, é apenas um agregado cristalino.
O nome selenita deriva da palavra selene, uma palavra que em significa lua e que também representava uma divindade. Pessoas que acreditam no poder curativo dos cristais afirmam que a rosa do deserto tem a capacidade de conceder clareza mental, sucesso nos negócios e também de possibilitar ver a verdade interior.

As tulipas negras são flores preciosas, símbolo de elegância e sofisticação. A tulipa negra é também conhecida como “Rainha da Noite”. São flores muito apreciadas pelos amantes de tulipas em todo o mundo.
O preto não é uma cor produzida naturalmente pelos pigmentos usados pelas flores. A cor escura da tulipa, assim como outros tons não naturais das flores, são conseguidos através de processos de manipulação. As técnicas utilizadas por cientistas vão desde os enxertos aos processos químicos, com recurso a corantes que alteram a coloração das pétalas. Tendo em conta que o preto (apesar de não ser exatamente essa a cor da tulipa negra) não é uma cor natural nas tulipas, a sua manipulação para conseguir essa cor faz com que essas flores sejam ainda mais raras e consequentemente atinjam valores muitos altos no mercado.
No caso da tulipa negra, existe uma lenda associada à sua origem. É a estória de uma jovem de origem persa nutria um grande amor por um jovem da sua região. Porém, o seu amor não era correspondido e ao ser rejeitada, a jovem fugiu para o deserto e chorou muito. Segundo a lenda, em cada local onde uma lágrima sua tocava a areia do deserto, nascia uma tulipa negra.
Tulipas são flores resistentes cultivadas em diversas cores, e é uma flor considerada muito luxuosa, com grande charme e requinte, uma vez que o próprio nome significa turbante, ou “o rei das flores”. Apesar de se acreditar que as tulipas são flores originárias da Constantinopla, atualmente Istambul, na Turquia, alguns afirmam que esta flor surgiu na China.
Esta flor é um dos símbolos da Holanda, onde a sua popularidade começou a aumentar no século XVII, e uma só flor tinha um alto valor monetário. A tulipa é facilmente cultivada na Holanda e numa certa altura foi mesmo a sua quarta maior fonte de renda.
Tendo em conta que não se adapta a climas tropicais, a tulipa não é cultivada naturalmente no Brasil. Apesar disso, é possível encontrá-las à venda no Brasil entre Março e Setembro, pois o seu cultivo é feito com a ajuda de estufas que produzem as baixas temperaturas que a tulipa necessita. Existem aproximadamente cem espécies de tulipas, e o seu manuseio requer cuidado, pois libertam uma substância que pode causar conjuntivites, rinites e ataques de asma.
Tulipa é uma flor que também marcou a história, na Idade média, as tulipas vermelhas eram o símbolo da loucura, e os próprios médicos utilizavam a flor como símbolo de que a pessoa tinha sido curada, estava sã.
Tulipas vermelhas significam amor eterno, amor perfeito, amor irresistível, e representam para quem as dá uma verdadeira declaração de amor, simbologia de um amor eterno, um amor verdadeiro e cuidadoso, aquele que não terá fim. Assim como acontece com a rosa vermelha, este forte simbolismo com o amor também caracteriza a tulipa vermelha.Tulipa vermelha
Tulipa é uma flor considerada muito luxuosa, com um grande charme e requinte, uma vez que o próprio nome significa turbante, ou “o rei das flores”. Na Idade média, as tulipas vermelhas eram o símbolo da loucura e os próprios médicos utilizavam a flor como símbolo de que a pessoa tinha sido curada, estava sã.
A tulipa vermelha está associada ao 11º aniversário de casamento e é muitas vezes oferecida como presente nesta data, pois tem como simbolismo a renovação. Sabendo isto, ela representa então uma boa escolha para marcar a entrada na segunda década de união.
De acordo com o Feng Shui, as tulipas vermelhas possuem a propriedade de trazer fama ou fazer com que um indivíduo conquiste a fama de forma rápida. Além de poder atrair amor, muitos acreditam que esta flor também é capaz de atrair riqueza.
Em geral, a tulipa vermelha significa o amante perfeito ou ideal, são apelos de amor, e são conhecidas por serem um ótimo presente após uma briga de casal, uma vez que transmitem um amor verdadeiro e que a pessoa está arrependida e cheia de amor.
A tulipa vermelha é a flor do escudo da Holanda e um dos símbolos do país.
Existe uma lenda turca que serve para explicar o significado por trás da tulipa vermelha. A lenda conta que Farhad, um príncipe, estava perdidamente apaixonado pela jovem Shirin. Um dia, Farhad foi informado que a sua amada tinha sido morta. Não aguentando a tristeza e a dor, o jovem príncipe decidiu terminar a sua vida, cavalgando para um precipício. Segundo a lenda, cada gota de sangue do príncipe fez nascer uma tulipa vermelha, simbolizando assim o amor perfeito.
FLORES E SEUS SIGNIFICADOS:
Guia Mágico das Flores
Para cada tipo de flor há uma fada guardiã, que cuida de seu crescimento e penteia uma a uma suas pétalas. Essas fadas de apenas alguns centímetros de estatura são providas de asas translúcidas que se agitam ao sol e voam como mariposas. Na Inglaterra, a “pillywiggin” é uma fada diminuta, do tamanho de uma abelha, que se encontra voando entre as flores silvestres que crescem em ao pé dos carvalhos.
As fadas vivem em perfeita osmose com o mundo vegetal. Ajudam a transmutar os elementos químicos, catalisam a energia da atmosfera de modo a fazê-la assimilável pelas flores. São elas, pois, os devas, os anjos custódios das plantas que todo o jardineiro deve contar mais com sua colaboração que com seu próprio saber se deseja ter um belo jardim.
A
Açafrão – Uma das favoritas dos seres feéricos do Fogo e das fadas aladas. Utiliza-se açafrão para reforçar os feitiços, especialmente os de cura e de amor. Também se usa para se ver o interior do reino das fadas. Poderoso afrodisíaco masculino, esta flore também atua junto com a raiz de mandrágora e nó de cachorro em poções.
Acácia – Na antiguidade, a Acacia era considera o símbolo do sol, tanto por suas folhas, que ao amanhecer se abrem à luz solar, como por suas flores, que se assemelha à imagem do sol.
Na maçonaria é considerada a árvore da vida, pois “suas flores cegam, as sementes matam e a cura está em suas raízes, assim flores e sementes são o veneno, a raiz o antídoto”.
Açucena – Na mitologia grega a Açucena (Amarílis) representa altivez, elegância e graça, e está relacionada ao deus olímpico Apolo, famoso por seu orgulho. Use nos rituais que envolvem sol.
Afelandra – Há uma lenda indígena que diz que, em certa primavera, em uma festa organizada para os mais diversos pássaros, os arteiros beija-flores, às escondidas, pegavam todos os quitutes mais doces e comiam, não deixando que restasse nada para os para os outros passarinhos. Mas foram pegos de surpresa e castigados da seguinte de forma que, todos os doces, um a um, teriam que ser repostos. Assim, cumprindo o seu castigo, eles permanecem voando apressados, sem parar, até os dias de hoje, buscando o néctar contido nas flores da Afelandra. Simboliza o beija- flor, o início do caminho do xamã. Use em rituais de abertura, de fertilidade e quando precisa de doçura e fertilidade.
Alamanda – Amor sagrado, representa alegria em casa, harmonia familiar, amor fraterno, atenção, amor espiritual e é apropriada para presentear os amantes ou para mudar a alma das casas. É indicada para situações de alegria e de recordações. Use amarela quando quer segurança e alegria, quando quiser que algo se abra pra nunca mais fechar, e a roxa para abrir o coração de quem o tem fechado.
Alecrim – Limpeza Espiritual – erva de Ogum e de Sol, suas flores trazem centramento, força e foco. Use nos rituais de Marte para banimento, proteção e limpeza e nos de Sol para clareza e luz. O Alecrim significa coragem e fidelidade. Representa, também, votos de ânimo, confiança e espiritualidade, sendo indicado para reuniões familiares. Porém raras flores possuem tantos significados como essa, com sua cor mística que nos transmite a idéia de conforto.
Há os que crêem que o Alecrim afasta olho gordo, outros o colocam sob o travesseiro para afastar sonhos ruins, e há quem diga que tocar a pessoa amada com alecrim faz com que o amor dela por ti seja eterno.
As ciganas recebiam de seus pretendentes, como sinal de paixão e amor, não outras flores, como rosas vermelhas etc., mas apenas as flores do Alecrim, que representa um agradecimento pelo que o amor dedicado lhe proporciona de felicidade. Conforme a lenda cigana, essa planta é muito significativa devido sua origem milagrosa, pois teria surgido na estrebaria em que nasceu o menino Jesus, no exato local em que Maria derramava diariamente a água utilizada para lavar o menino, brotando ali o perfumado Alecrim, que viria ser utilizado após a morte de Jesus, quando foi levado ao sepulcro, com seu corpo banhado na mais fina essência de alecrim e com uma coroa repleta de suas flores, feita por Maria Madalena, sobre sua cabeça.
Alfafa – Desperta tua clarividência, infunde paixão e atrai a boa sorte, além da prosperidade, fortalece ainda, os feitiços de amor e atrai a felicidade para teu lar.
Amor-perfeito – SOU IMPORTANTE SIMPLESMENTE PORQUE EXISTO – regida pelas fadas das flores, esta pequena flor traz consigo todas as cores e suas pétalas tem forma de coração. Ela começa seu processo desenvolvendo o amor que temos por nós mesmos e depois nos ensina que para amar devemos ser flexíveis e receptivos. No Brasil é nosso azevinho, pois traz amor e luz em pleno inverno. Use nos rituais dedicados ao druidas, em yule, para fadas e para todas as deusas do amor. Faça uma mandala pessoal desta flor dedicada a Vênus, numa sexta-feira, e peça-lhe para que você veja o que há de melhor em você mesmo. Lembre-se para reconhecer a luz nos outros, é preciso te-la dentro de nós. Pessoas que só vêem defeitos e pecados tem isso muito forte dentro de si.
“Estou pensando em você.” Quando um rapaz enviava um ramalhete de amores-perfeitos para uma jovem, queria dizer que a sua amada não lhe saía dos pensamentos. Antigamente, também era costume mandá-las para que a pessoa não se esquecesse de quem as enviara.
Dedicado a deusa Minerva, o Amor-Perfeito é o símbolo da glorificação do trabalho mas também está associado ao amor romântico, duradouro, amor para toda a vida.
De origem européia, também é conhecido como “viola tricolor”. Representa recordação, reflexão. Em francês, anuncia “le pansée”, o pensamento, o pedido de retorno, a força de atração que o pensamento exerce sobre as coisas o amor. É conhecida ainda como planta-trindade, porque há freqüentemente três cores em uma só flor, relacionando-a à Santíssima Trindade. É a imagem do mensageiro sentimental nos cantinhos das correspondências breves ou em cestas que lindas meninas do campo carregavam serenamente. É indicada para pessoas desempregadas ou solitárias que buscam se restabelecer emocionalmente e financeiramente, essas flores estão ligadas ao signo de Touro, que prima pela preservação tudo o que é valioso.
Anêmona – Representam, paradoxalmente, fragilidade e perseverança. Mas também são flores relacionadas à tristeza, à perseverança e ao abandono. Use-as nos rituais de Ceridween de lua miguante para esquecer da dor e para pedir transmutação de sofrimento em alegria. Ótimas para rituais de perdão.
Anis – Sucesso e prosperidade, proteção viral. É flor de apolo. Traz bom humor, fescor e afasta maus espíritos. Faça uma tintura com esta flor e álcool de cereais e deixe sempre a mão. Quando clima pesar asperge-se por todo ambiente e sobre você.
Alfazema – Na África as flores e folhas são usadas contra maus-tratos maritais. Significa universalmente pureza, castidade, longevidade, felicidade. Dormir sobre ramos de lavanda abranda a depressão.
Amarílis – Conhecida como açucena, é sinônimo de “orgulho” na linguagem das flores, pois se trata de uma flor difícil de se cultivar, mas que, depois de aberta, ofusca as demais. Amarílis é o nome de uma pastora que aparece na obra do poeta Virgílio, e a palavra, de origem grega, quer dizer deslumbrante. Na Itália, a flor recebe o nome de belladona (bela senhora).
Artemísia – Use essa erva para proteger-te dos seres feéricos danosos e para favorecer sonhos proféticos. Faça uma coroa de artemísia na véspera de São João para comunicar-se com as fadas. O chá de artemísia pode ser usado para limpar os cristais e as gemas utilizadas na Magia feérica. Use-a também para aspergir como restaurador e purificador de aura.
Avelã – A avelã , era chamada de “Coll”, pelos antigos celtas e correspondia a letra C do alfabeto druídico Ogham. Segundo os celta, a avelã era considerada como o receptáculo da sabedoria, já na Inglaterra é símbolo de fertilidade. A madeira da árvore é apropriada para fazer qualquer tipo de bastão ou varinha mágica usadas por bruxos, magos e feiticeiros.É com uma vara em forma de forquilha dessa árvore, que se encontra água e objetos ocultos. Um ótimo encantamento para lhe trazer sorte consiste em fazer uma cruz solar amarrando dois galhos juntos com um cordão vermelho ou dourado.
Azaleia – Originária do Oriente, suas flores são o símbolo chinês da feminilidade. Tem como significado a elegância, a felicidade.A Azaleia de flores brancas representa romance ou paixão passageira. A Azaleia de flores rosadas diz respeito ao amor pela natureza, o amor dos naturalistas ou o amor de longa data, duradouro e sublime: “Te amo há um tempão”. Use nos seus rituais de amor e para se proteger do veneno alheio.
A Azaleia de flores vermelhas quer dizer: “Sou apaixonado por você há muito tempo”.
B
Boca de Leão – Ofereça esta flor para os dragões, e para Anjos quando quiser dar a alguém: paz e ajudar a se expressar.
Flores Boca-de-leão amarela: amizade e cumplicidade, indicada para um amigo que precisa de ajuda
Boca-de-leão branca: proteção e paz, bom presente para momentos de conflito.
Boca-de-leão fúcsia: carinho recente, indicada para início de relacionamentos.
Boca-de-leão bronze: vitória e proteção, indicada para presentear competidores.
Boca-de-leão lilás: perseverança, para presentear estudantes em épocas de exames.
Boca de leão rosa: paixão, indicada para presentear uma paixão que está distante.
Boca de leão vermelha: amor, planta que leva proteção à pessoa amada
Boca-de-leão coral bicolor: concentração e alegria, para alguém querido que vai tomar uma decisão importante.
Boca-de-leão damasco bicolor: perícia, perfeição, indicada para médicos e outros profissionais.
Brinco de princesa – Essa planta significa gentileza, elegância e superioridade, devido à suprema beleza de suas flores. Use em rituais para abertura de caminhos e abertura de seu coração. Para fazer cair máscaras e dedicados a nossa senhora do sagrado coração.
Bromélia – dedicada a abertura da vidência, para ser um bom veículo mediúnico. È oferenda de fadas e traz consigo o poder do útero da grande Mãe.
Brejo – Associado ás rainhas das fadas e à aventura espiritual, é uma flor do amor para a Magia Feérica que infunde paixão, expande a percepção e é uma oferenda ideal na véspera de Beltane para os seres feéricos.
C
Calêndula – É uma das flores favoritas dos seres feéricos, Use calêndulas para obter proteção e para reforçar tuas habilidades psíquicas como a clarividência. Crie um anel de calêndulas em teu jardim para sentar-te nele e meditar, ou coloque um vaso com calêndulas vivas junto de tua cama para favorecer os sonhos com o reino das fadas.
Camélia: A camélia branca significa virtude despretensiosa, beleza perfeita. A camélia rosada representa a grandeza da alma, e a vermelha o reconhecimento. Também deve ser usada em rituais que envolvam filhos e amores perdidos.
Camomila – A camomila atrai dinheiro e amor, e se utiliza para purificação, meditação e para proteger o lar de energias danosas. Plante camomila para cobrir o solo de jardim e atrair diminutos seres feéricos das flores. Quando caminhares sobre elas, o aroma será delicioso! Espalhe flores por tua casa para liberar-te de energias não desejadas, ou beba uma infusão de camomila antes de ir dormir para sonhar com as fadas. Use também em rituais para proteção e luz de crianças e mulheres com dificuldade de amamentar. Para calma e clareza mental.
Cardo Santo – Expande tua percepção, repele as energias negativas e os seres feéricos danosos, e dá poder aos feitiços de Magia Feérica. Dedique a marte, nas terças-feiras, peça proteção e banimento do mal. Coragem e energia masculina também são atributos desta flor.
Centaurea – Seu nome foi atribuído ao legendário centauro Chiron, que possuía enorme conhecimento sobre ervas e foi o primeiro a revelar as propriedades curativas da planta. Suas flores são azuis como a água, mas, em outra espécies, como as Centaureas solstitialis, as flores são claras e seu conjunto, ao longe, é associado aos campos de trigo. Essa visão nos remete ao sacrifício e redenção em uma alusão à dupla natureza de Cristo. As Centáureas fazem parte de um grupo de flores usadas, por povos antigos em determinados alimentos. Ultimamente as centáureas vêm sendo utilizadas para a preparação de licores e outras bebidas alcoólicas. Use-as nos rituais que envolvam sagitarianos, suas metas, o planeta Júpiter e as deusas Flidais, Artemys e Diana. Também ajuda a trazer vida para pessoas presas e submissas.
Copo de leite – use dedicado aos deuses andrógenos, anjos e hermafroditas. Traz harmonia do Yin e do Yang, e para homossexuais que tem problemas em assumir sua identidade.
Crisântemo: cujo nome quer dizer flor de ouro, simboliza a alegria e representa também a perfeição e a simplicidade. No Japão, é a flor nacional. Para os chineses,o crisântemo assegura o amor eterno e a fidelidade. Branco, lembra a verdade e a sinceridade; vermelho, representa o amor e o amarelo simboliza o amor não correspondido. O crisântemo gosta de muita luz, mas não deve ficar diretamente exposto ao sol; a terra deve ser mantida úmida, sem secar e nem encharcar. Adapta-se a ambientes internos e externos. O crisântemo, é também símbolo do conhecimento concentrado, teria o poder de controlar as emoções dos que se irritam ou se deprimem facilmente. Esta planta, na verdade, estabilizaria as emoções destas pessoas. Igualmente faria a margarida por meio das suas propriedades terapêuticas. Ela poderia “ordenar” o pensamento daqueles que têm a facilidade de acumular conhecimento, mas apresentam dificuldades quando desejam expressá-lo. Ofereça as deidades do buddhismo pela sua iluminação. O nobre crisântemo é ainda, a flor da longevidade e da juventude. A espécie japonesa, tem um festival em sua honra, é cultivada com requinte nos jardins, usada como delicada guarnição comestível em jantares elegantes e utilizada medicinalmente para destruir germes. Também pode ser encontrada enfeitando o banho vespertino, onde, diz a tradição popular “manterá à distância os desgastes da idade”. Faça uma mandala de crisântemos amarelos com lírios amarelos e dia 8 de dezembro ofereça para Oxum, na beira de um rio ou cachoeira, mas faça no chão, pois na bandeja ela fica sujando o rio. Peça prosperidade e felicidade no amor.
D
Dente de Leão – O vinho de dente de leão é um dos favoritos dos seres feéricos. Beba chá de dente de leão para intensificar tuas habilidades psíquicas. Escolha um dente de leão em uma noite de Lua Cheia, chame os seres feéricos alados do Ar, pede um desejo e sopre sobre ele. Com certeza será atendido.
F
Flor de maio – traz mudança, nos tranqüiliza em momentos de transição. Para mulheres submissas traz força pra lutar. Oferenda de Iansã, que também é chamada pelo nome da flor. Use nos rituais de defumação contra tempestades e maldições (seque-as e guarde num pote).
G
Gerânio – Todas as classes de gerânios são plantas de proteção e se cultivam em jardim ou em floreiras. As flores são carregadas magicamente e movimentam-se quando um estranho se aproxima. Os jardins semeados de gerânios vermelhos oferecem proteção e saúde aos moradores da casa. Os de flores rosa são usados em feitiços de amor e as variedades de cor branca aumenta a fertilidade. Os xamãs do México, purificam e curam seus pacientes com ramos de gerânios vermelhos junto com ramos de arruda e pimenta. Todos os gerânios possuem propriedades mágicas que nos fortalecem física e psiquicamente. Ofereça, também quando precisar de centramento e para se libertar da solidão.
Girassóis – Flor de Deus, flor do sol, flor de Lugh, Apolo, Oxalá e Akenaton. Mandalas desta flor trazem foco, brilho, feritilidade, nutrição e luz. Use para fazer uma mandala de cura para criança subnutrida ou debilitada. Para quem tem problemas de absorver nutrientes, ou tem auto-estima baixa. Com as Alamandas ajuda nos rituais de auto-estima e segurança. Essa é uma das flores favoritas dos seres feéricos. Faça uma coroa de girassóis e use-a em uma noite de Lua Cheia para favorecer as visões de rainhas e reis das fadas. Use as sementes nos feitiços de prosperidade, fertilidade e amor.
H
Hibisco – Use nos rituais de amor e falta de desejo, tanto masculino quanto feminino. Dedicada a Deusa Vênus, traz amor sincero e quente… Representa a beleza delicada, a virtude e avidez; e sugere: agarre-se à tua boa-sorte!
J
Jacinto – Faça uma coroa de jacinto silvestres e coloque-a na cabeça na véspera de Beltane que te ajudará a ver os seres feéricos. Um anel de jacintos silvestres é um dos lugares de reunião em um jardim favoritos dos seres feéricos. Os gregos e romanos antigos sempre utilizaram flores de jacintos para decoração de suas festas religiosas. Essas flores eram consideradas pelos povos antigos como flores afrodisíacas, cuja raiz era utilizada na culinária, ou como medicamento para tratar tumores dos testículos. Entendia-se que eram flores masculina sendo usada também como um tônico para aumentar o vigor e o desempenho sexual nos homens.
Em alguns países as flores de Jacinto sugerem tristezas profundas e doçuras, mas para nós, brasileiros, ao contrário, seu significado tem um sentido bem mais simpático, regado a um toque tropical que lhe designa alegria, jovialidade, afeto, fé e resignação.
Os flores brancas de jacinto dizem respeito a rezar por uma pessoa querida; as flores amarelas indicam inveja; as flores azuis, a constância; as flores roxas significam um pedido de desculpas; e as flores vermelhas ou flores rosadas insinuam uma disputa.
Jasmin – Simbolizam a pureza, a delicadeza e a luz. Use em rituais de fadas, elfos da noite, anjos e seres alados. Para desbrutalizar uma mulher trazendo-lhe feminilidade. Para oferecer a Mercúrio e Vênus. Para poções e mandalas de cura de criança com problemas respiratórios.
L
Lantanas – Nas luas cheias ofereça Lantanas aos elementais e a Mercúrio, pedindo harmonia de grupo se turmas. As Lantanas de cores quentes são usadas de oferenda para deuses do fogo e de vulcões.
Lírio – Símbolo da pureza feminina e da “Viúva” na maçonaria, os lírios são oferecidos a Vênus, Afrodite, Hera, Oxum (Amarelos), Yemanja (brancos). Para homens que são machistas e não respeitam as mulheres um ritual com lírios é uma grande solução, para quem tem neurose de pecado e sujeira, peça para deusa limpar a pessoa por dentro e que ela possa ver o que há de puro no mundo. O lirio é uma das flores mais antigas de que se tem notícia, faz parte de uma lista muito antiga de flores que foram consideradas mágicas pelo poder que teria, de proteção contra bruxaria e más vibrações. Acredita-se que, nos jardins, são verdadeiras barreiras contra malefícios.
Alguns dizem que o Lirio nasceu das lágrimas que Eva derramou ao abandonar o Jardim do Éden. Para os egípcios, as flores brancas de Lirio simbolizava a deusa Ísis, e os gregos pensavam que essas flores haviam brotados do leite que a Hera, deusa da lua, deixou cair, enquanto alimentava Heracles. Os cristãos a associam à Virgem Maria, fazendo alusão à pureza. Este fato justifica a presença da flor nos ramos das noivas. Houve um tempo em que se acreditava que os Lirios contribuíam para reconciliações de amantes, já que seus bulbos tinham poderes místicos que causavam a reaproximação dos namorados afastados. Outra crença do passado mostra o Lìrio como agente que elimina as más vibrações do interior da casa, e impede a chegada de malefícios, quando plantado nos jardins.
Lótus – Na mitologia grega, as Flores de Lótus estão relacionadas às virgens. Os egípcios contam que essas flors fezem parte do nascimento do mundo, ao lado dos deuses Rá e Osíris. Para os povos orientais, essas flores são símbolo da espiritualidade, pois só a vemos desabrochar aqui depois que ela nasce no mundo espiritual. Há uma lenda hindu que conta que Brahma, criador do universo, nasceu em uma Flor de Lótus que cresceu no umbigo Vishnou, o deus responsável pela manutenção do universo. Mandalas de Lótus são oferecidas as divindades orientais e para Deusa Kuan Yin. Simbolizam a iluminação, o despertar da consciência EU SOU, e o que há de melhor em cada um. Use me mandalas ou sobre o altar para entrar em sintonia com uma oitava muito alta e evoluir.
M
Madressilva – As Madressilvas são flores que trazem benefícios porque atrai o amor, a boa sorte e dinheiro, significa gentileza, delicadeza. Ajuda a alma a se despir dos sentimentalismos, resgatando a capacidade que os indivíduos têm de sonhar e de transformar as situações, despertando interesse pelo momento presente e por novos desafios. Par rituais de anjos e que se peça envolvimento feliz e puro com algo. Quando temos um projeto e não conseguimos nos envolver com ele. Dedique a Seraphis bey.
Magnólia – Em rituais e mandalas de esperança. Para quando se precisa suportar algo difícil. Oferecida a Ìsis e Ishtar. Quando precisamos de perseverança. Para recompor algo quebrado, para desfazer mal entendido.
Mandrágora – Usada em magias do amor, deve ser usada debaixo da cama por três dias. Ou suas raízes e flores nas mandalas de virilidade masculina.
Manjericão – Atua nas magias do amor, é ótimo antibiótico, em banhos de descarga e desobsessão e em spray refaz a aura.
Mangerona – É a senhora dos caminhos, atuando nos feitiços para que tenhos boas decisões e encontremos nossa vocação, também pode ser usada em feitiços de amor, pois é grande seu poder de abrir o coração.
Meimendro – Erva de saturno, use-a na transmutação e quando quiser que algo se perpetue. Os rituais devem ser executados no sábado.
Melissa – Faça arranjos de melissa quando quiser a atenção do seu anjo da guarda e elementais da terra. Em chá é ótimo calmante aos nervos. Em defumações por vapor traz harmonia.
Margarida: A margarida é símbolo da inocência, pureza e virgindade. É a flor das crianças. Use-a em rituais solares e quando precisar de foco para estudar. Nos rituais de fadas faça buquês, pois lhes agrada e guirlandas de cabelo. Para problemas hormonais femininos dedique as margaridas a Deusa Ìsis.
Miosótis: Florzinhas azuis que significam amor sincero, amor verdadeiro, fidelidade. Use-as nos rituais de esquecimento e junto com madressilva nas poções de esquecimento que são ótimas para nos libertar do passado ou de alguém no passado.
As flores Miosotis também são conhecidas como “não se esqueça de mim” ou ”não me esqueças” em várias línguas — non-ti-scordar-di-me, na Itália, forget-me-not na língua inglesa etc. São várias as formas de se explicar o seu nome, são diversas as lendas e estórias que passaram de pai para filho. Em uma antiga e romântica lenda alemã, conta-se esse nome está relacionado à última frase de um cavaleiro que, tentando alcançar uma flor para oferecer para a sua companheira, por conta do peso da armadura caiu em um rio e se afogou. Em outra lenda, conta-se que o nome teria sido dado por Adão, ainda no Éden, que ao nomear as flores do jardim esquecera desta e, mais tarde, ao constatar que essa planta havia sido esquecida, deu-lhe então o nome de Miosotis como forma de compensação por seu esquecimento. Uma terceira lenda, cristã e popular, diz-se que as flores dessa planta teriam ficado da cor azul quando a Virgem Maria lhes derramou lágrimas por cima. Na Europa há um folclore que costuma atribuir diversos poderes mágicos ao Miosótis, tratando-o, por exemplo, como chave mágica para tesouros enfeitiçados.
Menta: dedicada ao elemento ar e ao fogo, trás harmonia mental e significa amor quente. Aspergida pela manhã traz a luz do dia. Ótima para ser usada nos dias de sol (domingo) e Lua (segunda-feira).
Mil folhas: Segundo Paracelso é a flor contra todas as maldições. Pode ser colocada pendurada a porta de entrada, debaixo do travesseiro e em poções de proteção. Na terapia floral fecha a aura de quem tem muita empatia.
N
Narciso: Flores de Eros e Afrodite. Use nos rituais de passagem de morte e também nos rituais de ver a verdadeira beleza das coisas, oferecendo para Elohim Vista.
O
Orquídea: Embora muitos pensem que ela é parasita, em verdade esta flor tem o dom de nos fazer conectar com o mais profundo de nossa alma. Além de serem ótimas desobsessoras.
Há uma lenda que conta que, em certa manhã ensolarada, apareceu uma deusa deliciosamente perfumada com um delicado xale, na costa de Java. Passeava serenamente por um bosque repleto de sândalos, magnólias e carvalhos aonde os raios solares chegavam ao solo, filtrados pelos ramos das árvores, dissipando aos poucos a sombra da noite. Quando a deusa desapareceu, seu xale permaneceu sobre um ramo, numa posição em que recebia sombra e luz. Foi então que o xale se transformou em uma bela e misteriosa flor, a Orquídea, uma das mais fascinantes e sensíveis flores já vistas na natureza. A planta morreu quando os homens, sem delicadeza, pisotearam-no e a deixaram ali no chão, caída. Mas a bondade da deusa fez com que a Orquídeas revivesse a partir dos germes que ali ficaram, para que, no mundo, a partir de então, florescessem Orquídeas para admiração dos seres que a ele pertenciam. Hoje são flores de festas, luxuosas, mas no passado eram colhidas pelos homens e pelas mulheres do povo, para formar ramos a serem oferecidos aos seus deuses.
P
Papoula: Usada nos feitiços de transformação e para projeção no astral. Também auxilia a ver nossa sombra pessoal. Ofereça a Perséfone para pedir libertação de ilusão e divindades infernais.
Depois de ter sido raptada por Hades, Zeus permitiu a Perséfone renascer na primavera sob a forma de uma papoula. A papoula é conhecida há mais de cinco mil anos. Morfeu, deus dos sonhos, a recebia em oferendas, em forma de coroas. Consta que Júpiter transformara, em papoula, o jovem pastor que costumava imitar o canto do galo cada vez que via as ninfas nuas tomando banho.
Os sumérios e outros povos antigos já conheciam as propriedades da Papoula e dela faziam uso. Comiam as flores inteiras ou as mascavam para obter-lhe o sumo. Os Celtas as utilizavam em compressas nos bebês para que adormecessem, mas Hipócrates foi um dos primeiros a descrever seus efeitos medicinais contra diversas enfermidades e alguns estudiosos defendem a tese de um médico grego, em Roma, que realizou a padronização da preparação do ópio a partir de uma fórmula, conhecida como mitridato e a receitava para os gladiadores.
As flores da Papoula representam fertilidade, ressurreição, sonho, extravagância, fragilidade e beleza efêmera. Suas cores também possuem significados isolados, como: vermelha – prazer e extravagância, sendo utilizada quando há o desejo por um amor fora do comum; flores amarelas – é relacionada á saúde e ao sucesso; flores brancas – relaciona-se ao consolo, segundo a mitologia por ter sido criada pela deusa Céres, para abrandar sua dor enquanto procurava por sua filha Prosperine. A Papoula de flores brancas é também recomendada como presente para pessoas que têm dificuldades com insônia.
Peônia: As flores de Peônia representam sinceridade, timidez e arrependimento e indica a necessidade de que sementes de amor sejam floridas ao redor de cada um de nós. Use peônias em rituais de Vênus e Anjos.
Petúnia: A Petúnia, por sua própria constituição, representa revelações e a força espiritual que esclarece o mal-entendido, além de estimular o que se encontra adormecido e de ter o poder de transformar.
O grande filósofo Sócrates disse certa vez que “se uma alma quer conhecer a si mesma, é em uma outra alma que ela deve se olhar, e mais precisamente para o lugar da alma em que mora aquilo que lhe é mais precioso”. Daí, olharmos para a Petúnia como a flor da sabedoria, das revelações. Uma flor que é o espelho do há de melhor na nossa alma. Use petúnias em seu altar de lua cheia para luz e esclarecimento. Faça mandalas em espelho para que as pessoas vejam suas verdades. Também é usada em rituais de cura para mulheres inférteis que desejam engravidar. Reconstitui amizades.
Prímula: Representa equilíbrio, renovação, harmonia, juventude e objetividade. São flores recomendadas para presentear sempre que se deseja incentivar e demonstrar seu apoio a uma pessoa querida. Use em rituais de anjo da guarda e para invocar o sol.
R
Rosa: Dedicada as todas as mães. Vermelha é usada nas magias de ciganos, Iansã, deusa Tara e magias de amor e paixão, assim como em poções e comidas. Rosa nas magias de harmonia e amor, dedicada a Deusa Vênus e Mestra Rowena, Amarela é dedicada da Deusa Fortuna, Diana, Oxum e usa nas magias solares e de abundância, é ótima para banhos – trazendo segurança e brilho; a branca é o símbolo da pureza e é ótima nos banhos de descarrego e proteção, deve ser dedicada a Cristo, Oxalá, Cernunus, Tara Branca, Maria, Ceridween; a violeta atua na transmutação e perdão, além de trazer paz e abundancia, deve ser dedicada a Kuan Yin, Xapanã e Saint-Germain; a Rosa tricolor é dedicada a todos os guias e é usada nos ritos para as fadas.
”Invoco o grande, o puro, o terno e grandioso amor, o deus alado, arqueiro, ágil e ardente…”.
A lenda grega conta que a rosa é filha do borrifo que nasceu do sorriso de Eros. Paradoxalmente, ela é símbolo da virtude e do pecado.
Considerada a mais romântica das flores, a rosa representa o amor e suas nuances. Para cada cor destas flores, existe um significado que se torna especial e mágico a cada momento. As flores de cores vermelhas são fortes e estão associadas ao amor intenso, a paixão, ao excessivo, ao vital e pleno, ao arrebatador. A uma tonalidade muito escurecida é comumente usada nos períodos de luto.
As flores amarela representa amizade e felicidade, mas também pode indicar dúvidas ou ciúmes. Já, a rosa laranja transmite a idéia de fascínio ou encanto. A rosa rosa também diz respeito à amizade, mas de certa forma está também ligada ao carinho, gratidão, doçura e charme.
As flores de tom rosa claro das rosas são comumente entendidos como uma gentileza. A rosa chá representa respeito e admiração; a rosa branca quer dizer pureza, paz; e rosa champagne exprime admiração, simpatia, prazer e reverência.
Para presentear as senhoras de idade, aconselha-se rosas rosas, laranjas, amarelas, rosas-chá e champagnes. As rosas brancas são as mais apropriadas para presentear moças jovens, mas também servem as rosas rosas ou amarelas. Reserve as rosas vermelhas para demonstrar que está apaixonado.
Outros significados surgem ainda conforme elas se apresentam ou se misturam: um buquê repleto de rosas significa gratidão; um cacho de rosas representa encanto; uma coroa ou guirlanda é uma recompensa por mérito; rosas vermelhas e brancas representam união e harmonia; as amarelas com vermelhas significam alegria; vermelhas e rosadas representam o amor apaixonado; quando coloridas com tons claros representam amizade e solidariedade; coloridas com as vermelhas em destaque representam amor feliz; rosas sem espinhos falam de amor à primeira vista; e uma solitária rosa diz simplesmente: ‘te amo’.
S
Sempre viva: Faça uma guirlanda ou uma mandala de sempre vivas quando precisar de longevidade ou passar por momentos de grande sofrimento com distanciamento. Também são usadas nas mandalas dedicadas ao sol pelo seu formato e a senhora da morte para que alguém passe em paz. Encha sua casa de sempre vivas quando quiser alegria e desapego. Seguindo à risca o teor expresso pelo seu nome, essa planta traz de volta, a vida para quem se esqueceu de que os problemas não se resolvem da noite para o dia e se machucam ao buscar respostas rápidas, quando é preciso ter paciência. Pessoas assim acabam se esgotando com circunstâncias adversas, perdendo a vontade de viver. A Sempre-viva revitaliza e regenera esse tipo de desgaste.
A Sempre-viva é uma planta medicinal com propriedade adstringente indicada para o coração, diarréia, erisipela, ferida, inflamação nos olhos, queimadura e reumatismo.
As emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças. Ao contrário disso, a manifestação desses sentimentos, seja direta ou simbólica, que transmita alegria e satisfação, tende a curar vários males. A pessoa presenteada com flores terá motivos para ficar se alegrar e se sentir especial, gesto que demonstra afeto e de carinho pode fornecer a energia da vital.
As flores sempre-viva podem levar alegria àquele que está triste, e beleza aonde não há.
T
Tulipas- Segundo a lenda, as tulipas eram as flores dos apaixonados. Muitos jardineiros, no Império Otomano perderam a língua para não terem condições de contar sobre os encontros amorosos que presenciavam junto às tulipas. Devem ser dedicadas a todas as deusas do amor e as fadas. Use tulipas também como poções base para curas pois trazem sustentação para que passemos por transformações. Tulipas são bem vistas pelos gnomos e duendes.
V
Violetas- De grande poder regenerativo, use em todos rituais de ondinas, de esquecimento, de perdão, para deuses do perdão, de rituais de cura e que envolvam anjos e crianças. Quando quiser que algo se torne sagrado coloque violetas na poção ou ritual.
Na Grécia Antiga as flores violetas eram usadas em homenagem aos noivos recém-casados.
Há uma lenda, também grega, que afirma que, ao transformar sua amante em vitela, Zeus fez com que os campos se cobrissem de violetas de modo a honrá-la, alimentá-la e perfumá-la.
As Violetas foram também, as flores escolhidas por Josefina para homenagear Napoleão, fato este que tornou essas flores bastante populares.
Essas flores representam lealdade, modéstia e simplicidade, sugerindo paz, sorte e beleza. É indicada para presentear os amigos.
Z
Zinnia: use em rituais que envolvam a criança interior, xamanismo, despertar da alegria, sprays contra tristeza, nos sprays afrodisíacos, nos ritos com calendário Maia e deidades Maias e Astecas, nas mandalas buddhicas de salvamento e iluminação, para pedir beleza e materialização rápida de um desejo.
As flores Zinia são exuberantes e radiantes representam os pensamentos e lembranças de pessoas queridas, sejam amigos, amantes ou parentes. Cada uma de suas cores destaca um pouco de sentimento, por exemplo: as flores amarelas, indicam a lembrança; as flores brancas destacam a bondade; as flores escarlate representam a constância; a vermelha sugere afeição; e quando misturada, indica o grande carinho por um amigo ausente.
Fontes:http://www.espiritualidadefeminina.com.br/o-poder-das-flores-o-povo-flor-significado-flores/
http://encantodaciganadooriente.dihitt.com/
http://almanaquemistico.blogspot.com.br/